filmeu

Disciplina Introdução à Curadoria

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC optativa de caráter teórivo-prático serão realizadas aulas expositivas e os alunos apresentam estudos de caso (sala de aula invertida) que consideram úteis para o seu percurso artístico, de modo a desenvolverem pensamento criativo, crítico e (in)dependente na prática artística. Estas ações são complementadas com visita a instituições onde é evidente o trabalho do curador. Nas apresentações e nas visitas o diálogo está em aberto, gerando debate e questionamento e participação dos estudantes. Para compreender a curadoria como mediação, os estudantes são desafiados a conceber um projeto curatorial hipotético, assumendo o papel de curador.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O papel do curador na perspetiva da história da arte contemporânea dos anos 80 do século XX até hoje. 2. Inter-relações entre práticas artísticas e curatoriais: o 'artista como curador' e 'o curador como artista'. 3. A nova importância do curador-artista para o desenvolvimento da arte como prática de ação no espaço social e urbano. Análise de projetos curatoriais. 4. Visitas a instituições de arte em Lisboa: museus de arte (e arquitetura), galerias de arte, outras instituições culturais. Encontros organizados com vários curadores, responsáveis pela produção da exposição, responsáveis pelas relações públicas e institucionais, assessores culturais que apresentam as suas áreas de atividades e os seus projetos atuais.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Introduzir os estudos curatorias no ensino da arte contemporânea. - Desenvolver pensamento criativo, crítico e independente na prática artística. - Mediação: juntar aptidões teóricas com habilidades práticas e aprender a transmitir um conteúdo cultural para um público abrangente. - Curadoria: comunicar ideias complexas de forma atrativa e socialmente relevante, de acordo com as necessidades e interesses da população. - Aprender a descodificar a produção artística recente, compreendendo a história da arte dos anos 80 do século XX até aos dias de hoje. - Aplicar este conhecimento para a interpretação de eventos artísticos e arquitectónicos da cena recente portuguesa e internacional.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC são realizadas aulas expositivas e os alunos apresentam estudos de caso (sala de aula invertida) que consideram úteis para o seu percurso artístico de modo a desenvolverem pensamento criativo, crítico e (in)dependente na prática artística. Estas ações são complementadas com visita a instituições onde é evidente o trabalho do curador. Nas apresentações e nas visitas o diálogo está em aberto, gerando debate e questionamento e participação dos estudantes. Para compreender a curadoria como mediação, os estudantes são desafiados a transmitir um conteúdo cultural para um público abrangente, através da concepção de um projeto curatorial hipotético. Assumem o papel de curador, ao apresentar esse projeto onde devem mostrar que sabem comunicar ideias complexas de forma atrativa e socialmente relevante, de acordo com as necessidades e interesses de uma população também hipotética ou para um público determinado, por exemplo, pelo lugar onde se situa o projeto ou pelo tema que aborda.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    OBRIST, H. U. (2011). Everything you ever wanted to know about curating. Sternberg Press, Berlin. BALZER, B. (2014). Curationism. How Curating Took Over the Art World and Everything Else. Toronto: Coach House Books. McCARTHY, C.; SCHORCH, P. (Eds.) (2018). Curatopia. Museums and the Future of Curatorship. Manchester University Press. MARTINON, J-P. (2013). The Curatorial. A Philosophy of Curating. Bloomsbury Publishing.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios