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Apresentação
Apresentação
Esta UC é composta por aulas teóricas (a partir de exemplos que sustentam a definição, a apresentação e a fundamentação do projeto artístico) e aulas práticas (realizadas em regime de atelier e tutoria, dedicadas ao desenvolvimento do projeto, à experimentação prática e ao aperfeiçoamento artístico de cada estudante, sob a supervisão dos professores e em diálogo/debate com os colegas). No final do semestre, os estudantes deverão expor o seu projeto artístico e apresentar um portefólio.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT7008-26046
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Aulas teóricas: a partir de exemplos que sustentam a definição, a apresentação e a fundamentação do projeto artístico, com ênfase em: 1) como proceder à delimitação temática e à formulação de uma questão central num projeto na área da Pintura; 2) quais as diferentes abordagens teóricas e práticas necessárias à elaboração e desenvolvimento de um projeto tendo em conta as especificidades do processo artístico e dos diferentes meios em que se pode configurar (concebe-se a Pintura também no campo expandido). Aulas práticas: realizadas em regime de atelier e tutoria, são dedicadas ao desenvolvimento do projeto, à experimentação prática e ao aperfeiçoamento artístico de cada estudante, sob a supervisão dos professores e em diálogo/debate com os colegas. No final do semestre, os estudantes apresentam o seu projeto artístico com critérios expositivos e um portefólio.
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Objetivos
Objetivos
Gerais: Desenvolver um projeto em Pintura seguindo os processos, estratégias e metodologias de investigação inerentes às artes, que possa ser desenvolvido ao longo do ciclo de estudos, designadamente na sua dimensão plástica, teórica e conceptual em profunda interdisciplinaridade com as UC do plano de estudos. Compreender a diversidade dos processos criativos. Específicos: Desenvolvimento das valências artísticas e plásticas, teóricas e conceptuais necessárias e intrínsecas a um projeto artístico. Dar início ao mapa de referências da investigação e a um discurso próprio. Fomentar a participação (auto-)reflexiva através de diálogos críticos, reflexivos e coletivos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino passam por dois modelos: aulas de apresentação de ideias e portefólio, realizadas pelos estudantes e finalizadas com debates críticos colectivos. As aulas de apresentações estão alocadas no início do semestre. Os estudantes partilham os seus portfólios e intenções de desenvolvimento do projecto artístico. As discussões coletivas críticas no final destas apresentações desenvolvem a capacidade discursiva, a curiosidade pelo trabalho dos seus pares num espírito de reflexão e diálogo, pautado pelo respeito. O modelo de análise SWAT deve estruturar o debate, permitindo que se desenvolva, nos estudantes, a capacidade de receber comentários e de os fazer abertamente, abrindo a uma aprendizagem cooperativa, estabelecendo a turma como uma comunidade de aprendizagem. Estas ações reforçam os resultados das aprendizagens esperadas e abrem caminho à autonomia do estudante. (Ver informação mais detalhada em: Funcionamento da unidade curricular)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BOURGEOIS, L. (2015). Louise Bourgeois: The Spiders and the Tapestries. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. DUNINGAM, E. C. (2013). A Celebration Of Light: The Art Of James Turrel. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. ELGER, D. (2000). Donald Judd Colorist. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. ELGER, D. (2000). Gerhard Richter: Catalogue Raisonné. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. FICACCI, L. (2003). PIRANESI: Acqueforti/ Grabados/Águas-fortes. Cologne: Taschen. GOETZ, I., LENCSÉS, L., SCHOR, G., VINKEN, B. 82015). Cindy Sherman. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. JOICE, P. (1999). Hockney on Art: conversations with Paul Joice. London: Little brown. KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2005). An Alternative History of Art: Rosenthal, Kabakoc, Spivak. Bielfeld: Kerber KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2003). Where is our place? Milano: charta. KUSTER, U. , SHFF, R. (2015), Peter Doig. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. SLAGER, H. (2015). The Pleasure Of Research. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não