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Disciplina Projeto Artístico II

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC dar-se-á continuidade ao Projeto artístico iniciado na UC Projeto Artístico I deste modo: seguindo os processos, estratégias e metodologias de investigação inerentes às artes; reforçando a compreensão sobre a liberdade inerente aos processos criativos; aplicando as valências artísticas e plásticas, teóricas e conceptuais adequadas e intrínsecas ao projeto artístico em desenvolvimento; participando de modo (auto-)reflexivo nos diálogos críticos coletivos; aprendendo a expor/instalar o corpo de trabalho e a documentá-lo (materiais de divulgação: portefólio, press release, convite, biografia, etc.).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Aulas teóricas: a partir de exemplos que sustentam a definição, a apresentação e a fundamentação do projeto artístico, com ênfase em: 1) como continuar o desenvolvimento visual e plástico da temática e aferir da pertinência da questão central num projeto na área da Pintura; e 2) aplicar as abordagens teóricas e práticas eleitas pela sua adequação ao desenvolvimento de um projeto tendo em conta as especificidades do processo artístico individual e dos diferentes meios em que se pode configurar, considerando a Pintura no campo expandido. Aulas práticas: realizadas em regime de atelier e tutoria, são dedicadas ao desenvolvimento e concretização do projeto, sob a supervisão dos professores e em diálogo/debate com os colegas. No final do semestre, o estudante apresenta o seu projeto artístico com critérios expositivos, um portefólio e outros materiais de comunicação (press release, convite, biografia, etc.).
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta UC é: Continuar o Projeto artístico iniciado na UC Projeto Artístico I, seguindo os processos, estratégias e metodologias de investigação inerentes às artes, designadamente na sua dimensão plástica, teórica e conceptual em profunda interdisciplinaridade com as UC do plano de estudos; Reforçar a compreensão sobre a liberdade inerente aos processos criativos; Aplicar as valências artísticas e plásticas, teóricas e conceptuais adequadas e intrínsecas ao projeto artístico em desenvolvimento, nomeadamente na construção de um corpus de trabalho bem referenciado e de um discurso próprio; Participar de modo (auto-)reflexivo nos diálogos críticos coletivos; Expor/instalar com critérios adequados ao projeto artístico e saber documentar com a criação de portefólio e outros materiais de comunicação (press release, convite, biografia, entre outros).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino passam por dois modelos: aulas de apresentação de ideias e portefólio, realizadas pelos estudantes e finalizadas com debates críticos colectivos. As aulas de apresentações estão alocadas no início do semestre. Os estudantes partilham os seus portfólios e intenções de desenvolvimento do projecto artístico. As discussões coletivas críticas no final destas apresentações desenvolvem a capacidade discursiva, a curiosidade pelo trabalho dos seus pares num espírito de reflexão e diálogo, pautado pelo respeito. O modelo de análise SWAT deve estruturar o debate, permitindo que se desenvolva, nos estudantes, a capacidade de receber comentários e de os fazer abertamente, abrindo a uma aprendizagem cooperativa, estabelecendo a turma como uma comunidade de aprendizagem. Estas ações reforçam os resultados das aprendizagens esperadas e abrem caminho à autonomia do estudante. (Ver informação mais detalhada em: Funcionamento da unidade curricular )
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BOURGEOIS, L. (2015). Louise Bourgeois: The Spiders and the Tapestries. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. DUNINGAM, E. C. (2013). A Celebration Of Light: The Art Of James Turrel. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. ELGER, D. (2000). Donald Judd Colorist. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. ELGER, D. (2000). Gerhard Richter: Catalogue Raisonné. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. FICACCI, L. (2003). PIRANESI: Acqueforti/ Grabados/Águas-fortes. Cologne: Taschen. GOETZ, I., LENCSÉS, L., SCHOR, G., VINKEN, B. 82015). Cindy Sherman. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. JOICE, P. (1999). Hockney on Art: conversations with Paul Joice. London: Little brown. KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2005). An Alternative History of Art: Rosenthal, Kabakoc, Spivak. Bielfeld: Kerber KABAKOV, I., KABAKOV, E. (2003). Where is our place? Milano: charta. KUSTER, U. , SHFF, R. (2015), Peter Doig. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz. SLAGER, H. (2015). The Pleasure Of Research. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz.
INSCRIÇÃO AVULSO
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