filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Artes

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC visa introduzir um conjunto de métodos de investigação relevantes para a concretização de projetos no domínio da arte contemporânea e da investigação artística em contexto académico. Pretende munir os estudantes de ferramentas para identificar e comunicar, problematizar e desenvolver formas de trabalhar apropriadas aos seus objectivos artísticos. Apoiando-se na ideia de tradução, procurar levar estudantes a reflectir sobre as implicações práticas, éticas e filosóficas dos seus trabalhos, bem como desenvolver uma consciência aprofundada das ligações entre contexto, teoria e prática; e preparar os estudantes para aplicar estes conhecimentos e competências no planeamento, sistematização e execução de um projeto de investigação artística alinhado com critérios de qualidade e originalidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Investigação 1.1 A investigação artística dentro e fora da academia. Bolsas, candidaturas e financiamento. Instituições ligadas às áreas técnicas e artísticas.  1.2 Investigar em arte. O discurso dos artistas sobre a sua própria produção. A teoria da arte. Casos de estudo, e exemplos. Aspectos sociais, culturais e políticos do contexto artístico e da investigação em arte. 2. Metodologias 2.1 Ler. Plataformas de investigação (literatura, publicação e bibliometria). Como organizar a literatura.  2.2 Escrever e documentar. Ensaio escrito, visual ou audiovisual, formatos híbridos.  3. Apresentar 3.1 Currículo, portefólio, biografia, memória descritiva. Como documentar processos técnicos, artísticos e exposições. 3.2 Projecto de tese. Elaboração de um resumo, palavras-chave e índice. Conjugar a investigação da literatura com a experiência técnica e artística.    
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC procura proporcionar aos mestrandos metodologias específicas da investigação com e através da arte, proporcionando uma compreensão do panorama actual da investigação artística, sua definição e questões envolventes a nível nacional e internacional. Pretende-se facultar aos estudantes conhecimentos teórico-práticos que lhes deem autonomia para prosseguir os seus projetos com rigor académico. Para tal, são trabalhadas ferramentas de compreensão e construção de pensamento crítico, e desenvolvidas ferramentas de leitura, escrita e documentação, bem como uma compreensão do seu próprio processo artístico e técnico para que possa ser actualizado e traduzido, explorado e partilhado de forma crítica e pertinente nos meios artístico e académico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino da UC assenta numa abordagem teórica-prática, através da exposição de conteúdos nas aulas, com o auxílio de materiais audiovisuais, bibliografia e acesso a materiais de apoio previamente preparados pelas docentes (apresentações, guias, listas, referências). Serão realizados exercícios práticos orientados para a investigação e desenvolvimento de projecto de Mestrado: identificação de uma questão; formulação de um título, subtítulo e palavras-chave; leitura, tradução e escrita; elaboração de notas e bibliografia, desenvolvimento de um ensaio; haverá tempo para orientação tutorial e discussão de trabalho em grupo. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AZEVEDO, C.; AZEVEDO, A. (1994). Metodologia Científica: Contributos Práticos Para a Elaboração de Trabalhos Académicos. Lisboa: Universidade Católica. ECO, 1988 Eco, U. (1988). Como se Faz Uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença. ELKINS, J. (2014). Artists with PhDs. James Elkins. FRADA, J. (2005). Novo Guia Prático Para a Pesquisa, Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos e Organização de Currículos. Lisboa: Sete Caminhos. GAUCH, Jr (2003). Scientific Method in Practice. New York: Cambridge UP. GIBBONS, M. et al. (1994). The New Production of Knowledge: The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies. Sage. PEREIRA, A.; POUPA, C. (2018). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico. Lisboa: Sílabo. ROBSON, C. (2002) Real World Research. Oxford: Blackwell SOUSA, G. (1988). Metodologia da Investigação, Redação e Apresentação de Trabalhos Científicos. Porto: Livraria Civilização. YIN, R.K. (2002). Applications of Case Study Research. Thousand Oaks: Sage.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios