-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC teórico-prática que incide especificamente sobre a Pintura, procura-se estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, incentivando o estudante a formular e a articular as suas próprias interpretações e análises, o que sucede através de leituras, análise e interpretação de imagens, recursos audiovisuais, organização de debates e calendarização de apresentações individuais em que cada estudante fica responsável por pesquisar e apresentar um conteúdo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT7008-26400
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Genealogia ocidental da noção de pintura Pictura e etimologias Ut pictura poesis: textos fundamentais Movimentos e valoração II. Pintar: necessidade, pulsão, gesto Auto-representação Espelho, especularidade, visualidade Genealogias do atelier Auto-telia e escritos de artista III. Pintura expandida Os corpos da pintura: pigmento e luz, pedras e paredes, tábuas, pranchas e retábulos, páginas, tecido, quadro, tela, fotografia, artes performativas, cinema
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos gerais: Aprofundar e consolidar um conjunto de conhecimentos e conceitos da tradição pictórica ocidental que forneça ao estudante uma grelha para interpretar e analisar criticamente obras pictóricas modernas e contemporâneas à luz das grandes questões teóricas que historicamente se têm vindo a desdobrar em torno da prática da pintura, nas suas múltiplas dimensões histórica, estética e conceptual. Objetivos específicos: Analisar criticamente a evolução da teoria e prática da pintura desde a Antiguidade à contemporaneidade, destacando as principais mudanças e continuidades ao longo do tempo. Interrogar e reformular ideias pré-concebidas do que se entende por pintura, de forma a ampliar o horizonte de atuação do estudante no contexto da sua pesquisa académica e da sua prática artística. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, incentivando o estudante a formular e articular as suas próprias interpretações e análises de obras pictóricas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta Unidade Curricular adota-se uma perspetiva transdisciplinar, procurando um diálogo entre a teoria da arte e outras áreas do conhecimento, como a literatura, a filosofia, a sociologia, a psicologia e a política. Durante as aulas, a análise e discussão de pinturas e dos textos teóricos convocados são complementadas com recursos audiovisuais, através da projeção de imagens, fragmentos de filmes, vídeos ou entrevistas. Procura-se estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, incentivando o estudante a formular e a articular as suas próprias interpretações e análises, o que sucede através da organização de debates e da calendarização de apresentações individuais em que cada estudante fica responsável por pesquisar e apresentar um conteúdo previamente acordado.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADORNO, T. (2017) A arte e as artes. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 14-48. BATAILLE, G. (2015) O Nascimento da Arte. Lisboa: Sistema Solar. BECKETT, S. (1989) Le monde et le pantalon. Paris: Les Éditions de Minuit. BERGER, J. (2018) Modos de ver. Lisboa: Antígona. BERGER, J. (2015) Portraits: John Berger on artists. London: Verso.DUCHAMP, M. (2002) Engenheiro do tempo perdido. Lisboa: Assírio & Alvim. GASQUET, J. (2012) O que ele me disse… Lisboa: Sistema Solar. FOSTER, H.; KRAUSS, R.; BOIS, Yves-Alain; BUCHLOH, B. (2004) Art Since 1900: Modernism, Antimodernism and Postmodernism. London: Thames & Hudson. HARRISON & WOOD (Ed.) (2000; 2002; 2003) Art in Theory, 3 vol. Oxford: Blackwell. HOLANDA, F. (2019). Do Tirar pelo Natural. Lisboa: Sistema Solar | Documenta. MONDZAIN, Marie-José (2015) Homo Spectator. Lisboa: Orfeu Negro. STILES & SELZ (Ed.) (2012) Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists? Writings. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não