filmeu

Disciplina Seminário de Projeto de Dissertação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa dar início ao documento de dissertação de mestrado e continuidade ao projeto artístico. A dissertação de Mestrado pode articular um corpo de trabalho artístico e investigativo (dissertação teórico-prática) ou não (dissertação exclusivamente teórica). Dever-se-á descobrir ou confirmar a pergunta estrutural, compreender e desenvolver uma escrita em coerência com as regras institucionais de formatação do documento, no que respeita à estrutura, desenvolver os tópicos e a respetiva bibliografia e casos de estudo.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Dar início à estrutura do documento de dissertação de mestrado em Pintura. Descobrir ou confirmar a pergunta estrutural. Desenvolver uma escrita em coerência com as regras institucionais de formatação do documento, no que respeita à estrutura (capa, declarações de originalidade, índice, desenvolvimento, conclusão, indicação dos dados bibliográficos segundo as normas indicadas e legendas das imagens). No índice, desenvolver os tópicos e a respetiva bibliografia e casos de estudo. Desenvolver o projeto artístico em Pintura, com a respetiva documentação visual para inclusão no documento de dissertação. Desenvolver o pensamento instalativo das obras considerando a sua especificidade e as condições expositivas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa dar início ao documento de dissertação de mestrado e continuidade ao projeto artístico. A dissertação de Mestrado pode articular um corpo de trabalho artístico e investigativo (dissertação teórico-prática) ou não (dissertação exclusivamente teórica). Os objetivos de aprendizagem são: - Encontrar e aplicar uma estrutura adequada ao modo criativo de pensar de cada estudante para dar início à criação do documento de dissertação, de acordo com as regras académicas; - Continuar a desenvolver o projeto artístico e o seu modo de instalar; - Aplicar procedimentos e metodologias de investigação sobre as e através das artes na pesquisa individual; - Compreender as implicações filosóficas, éticas, estéticas, em consciência das ligações entre contexto, teoria e prática na investigação artística; - Planeamento e calendarização dos trabalhos ao longo do ano letivo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta fase da investigação do mestrado é realizada com tutorias semanais de três horas por parte de um professor e dos orientadores para garantir que o estudante tem um acompanhamento intelectual, quer na escrita, quer na produção de obra. Este acompanhamento assegura que a estrutura do documento de dissertação é pertinente e adequada ao projeto de investigação do estudante, que tem a originalidade requerida e está escrito conforme as normas exigidas. Assegura também que o estudante continue o seu projeto artístico de modo coerente com a sua investigação teórico-conceptual, sem o tornar ilustrativo, garantindo a qualidade plástica da obra e a sua autonomia relativamente a qualquer explicação ou descrição. A avaliação do trabalho de investigação teórico-prático (ou teórico, caso seja esta a opção do estudante) é feita através da estruturação do documento de dissertação. (Ver informação mais detalhada em: Funcionamento da unidade curricular)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ADAMS, L. S. (2019). The Methodologies of Art: An Introduction – 2nd Edition. Abingdon: Routledge. CALLAWAY, H. (1981).” Women's perspectives: Research as re-vision”. In Human inquiry: A sourcebook of new paradigm research, pp. 457-471. NY: Wiley & Sons. CANDY, L., EDMONDS, E (2018). “Practice-Based Research in the Creative Arts: Foundations and Futures from the Front Line”. Leonardo 51 (1): 63–69. DAICHENDT, G. J. (2011). Artist Scholar: Reflections on Writing and Research. Bristol: Intellect Ltd. EAVY, P. (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. NY: The Guilford Press. FORMAGGIO, D. (1985). Arte. Oeiras: Editorial Presença. Williams, G. (2014). How to Write About Contemporary Art. Londres: Thames & Hudson. SCHEURICH, J. J. (1997). Research method in the postmodern. Londres: The Falmer Press. SULLIVAN, G. (2005). Art practice as research: Inquiry in the Visual Arts. Thousand Oaks, CA: Sage.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios