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Disciplina Interdisciplinaridades

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC serão apresentados exemplos de autores e projetos culturais que fazem uso de abordagens artísticas interdisciplinares. Os cruzamentos observados e estudados dirão respeito a intersecções, quer entre diferentes áreas artísticas, quer em diferentes áreas científicas.  Pretende-se que o estudante seja capaz de construir de um projeto interdisciplinar, através do entrecruzar de áreas do conhecimento e de abordagens plásticas/visuais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Abordagens artísticas interdisciplinares. Exemplos: Artes e Ciência:  Ciências Naturais e Exatas (Biologia, Física, Química, Matemática)  Ciências Sociais (Antropologia, Economia, História, Geografia Humana) Arte e Natureza (Crise Climática, Ambiente, Sustentabilidade, Paisagem, Território) Arte e Comunidades (Minorias, Migrações, Teorias Pós-coloniais) Construção de um projeto interdisciplinar, cruzando áreas do conhecimento e abordagens artísticas.
  • Objetivos

    Objetivos

    Explorar o campo expandido da pintura através de uma experimentação que cruza diversos formatos e campos da cultura visual. Identificar e aceitar a experimentação exaustiva, o risco e o erro como condições necessárias à prática artística. Motivar para incursões a diferentes campos do conhecimento que transcendem o domínio artístico (Antropologia, História, Teoria Pós-Colonial, Ecologia, Geografia, etc.). Promover o projeto artístico enquanto prática que acolhe, investiga, problematiza, debate e age sobre fenómenos e/ou problemas culturais e sociais, em colaboração com especialistas e entidades externas à universidade. Explorar práticas colaborativas em diferentes contextos revertendo para o projeto artístico e para o(s) grupo(s)/entidade(s) envolvido(s).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são teórico-práticas e contemplam as seguintes metodologias/estratégias pedagógicas: Contacto com entidade(s) externa(s) à Universidade, gerador da identificação de fenómenos ou problemas a serem explorados através da investigação e experimentação acompanhada. Casos de estudo - técnicas, métodos e problemáticas presentes em referências na arte contemporânea, caracterizados pelo cruzamento entre: diferentes áreas artísticas (Pintura, Performance, Design, Cinema, Vídeo, Fotografia, Desenho, Escultura, Som, entre outros); diferentes áreas científicas (Pintura, Antropologia, História,Teoria Pós-Colonial, Ecologia, Geografia, Biologia, etc.); Debates sobre temas implicados em projetos desenvolvidos em aula; Avaliação contínua do trabalho desenvolvido em aula e monitorização do trabalho autónomo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AUGSBURG,T. (2017). “Interdisciplinary Arts”. In FRODEMAN, R. (ed.) (2017). The Oxford Handbook of Interdisciplinarity. Oxford University Press, pp. 131-143. BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. (2000). Remediation: Understanding New Media. MIT Press. CECCHETTO, D.; CUTHBER, N.; LASSONDE, J.; ROBINSON, D. (ed.) (2008). Collision: Interarts Practice and Research. Cambridge Scholars Publishing. MITCHELl, W. J. T. (1995). “Interdisciplinarity and Visual Culture”. In Art Bulletin, December 1995, Vol. LXXVII, Number 4, pp. 540-544. PENNY, S. (2013). "What do we mean by interdisciplinarity and why do we care?". In RESEARCH ARTS, sept 2013.  REESE, T. (1995) “Mapping Interdisciplinarity”. In Art Bulletin, December 1995, Vol. LXXVII, Number 4, pp. 544-49.
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