-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende reconhecer, sobretudo na modernidade e no contemporâneo, as relações históricas dos media sonoros com a técnica e a evolução dos mesmos na sociedade. Os estudantes aprendem com a arqueologia dos media sonoros os trabalhos desenvolvidos e os desvios ocorridos no uso e função dos aparelhos. Ficam, portanto, aptos a promoverem a hibridez dos géneros e das artes do som fundamentadas na caracterização exaustiva dos objetos técnicos e sua receção. Ao conhecerem a história e a estética, sobretudo em objetos sonoros, estão aptos a reconhecerem o que é novo e o que pode ser alterado no que a história constituiu. Dar-se-á enfase aos movimentos musicais, após a primeira guerra mundial, tendo como fundo a introdução de meios de comunicação e os problemas levantados à arte sónica e à sua difusão.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-16188
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Arqueologia dos media sonoros; 2. A invenção dos dispositivos de gravação e reprodução sonoras: causas, objetos e funções; 3. Os desvios dos meios sonoros ao longo do século XIX e XX: alterações estruturais e funcionais; 4. Comportamentos e efeitos sociais: a estética e os dispositivos; 5. A revolução elétrica, os aparelhos sonoros e o corpo; 6. A música e os objetos estranhos: religação técnica e revisão da composição; 7. Os problemas levantados à ecologia acústica; 8. As formas da hibridez artística e os novos géneros; 9: As artes do som e os novos suportes audiovisuais: o cinema, o vídeo e os meios imersivos. 10. Situação atual.
-
Objetivos
Objetivos
1. Entender a situação atual a partir dos dados históricos; 2. Conhecer a situação atual a partir do conjunto dos dispositivos e atividade artística desenvolvidos no século XX e XXI; 3. O(a) estudante ganha competências para uma reflexão centrada na produção de som, possibilitando o seu desenvolvimento individual e a sua capacidade artística.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Apresentação dos principais elementos e problemas inseridos no programa; 2. Apresentação de casos de estudo, no domínio das artes sonoras, da relação dos meios sonoros e da música; 3. Tutoria na relação com a criação artística dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cage, J., (1978), Silence: Lectures and Writings by John Cage, London, Marion Boyars. Chion, M., (1994), Áudio-Vision, Sound on Screen, New York, Columbia U.Press. Erlmann, V., (2004), Hearing Cultures – Essays on sound, Listening and Modernity, Oxford and New York, Berg. Gitelman, L., (1999), Scripts, Grooves, and Writing Machines, Stanford, Stanford U. Press. Kahn, D., and Gregory Whitehead, (1994), Wireless Imagination: sound and radio, and culture Avant-Gard, Cambridge,MIT. Kahn , D., Noise, (1999), Water, Meat: a history of sound in the arts, Cambridge, MIT. Novack, D. and Sakakeeny (Edts.), (2015). Keywords in Sound, Durham and London: Duke University Press. Ribeiro, L.C., (2011), O Mundo é uma Paisagem Devastada pela Harmonia, Lisboa, Ed Vega. Ribeiro, L.C., (2011), O Som Moderno – Novas formas de criação e escuta, Lisboa, Edições Lusófonas.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim