-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende reconhecer, sobretudo na modernidade e no contemporâneo, as relações históricas dos media sonoros com a técnica e a evolução dos mesmos na sociedade. Os estudantes aprendem com a arqueologia dos media sonoros os trabalhos desenvolvidos e os desvios ocorridos no uso e função dos aparelhos. Ficam, portanto, aptos a promoverem a hibridez dos géneros e das artes do som fundamentadas na caracterização exaustiva dos objetos técnicos e sua receção. Ao conhecerem a história e a estética, sobretudo em objetos sonoros, estão aptos a reconhecerem o que é novo e o que pode ser alterado no que a história constituiu. Dar-se-á enfase aos movimentos musicais, após a primeira guerra mundial, tendo como fundo a introdução de meios de comunicação e os problemas levantados à arte sónica e à sua difusão.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-16188
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Arqueologia dos media sonoros; 2. A invenção dos dispositivos de gravação e reprodução sonoras: causas, objetos e funções; 3. Os desvios dos meios sonoros ao longo do século XIX e XX: alterações estruturais e funcionais; 4. Comportamentos e efeitos sociais: a estética e os dispositivos; 5. A revolução elétrica, os aparelhos sonoros e o corpo; 6. A música e os objetos estranhos: religação técnica e revisão da composição; 7. Os problemas levantados à ecologia acústica; 8. As formas da hibridez artística e os novos géneros; 9: As artes do som e os novos suportes audiovisuais: o cinema, o vídeo e os meios imersivos. 10. Situação atual.
-
Objetivos
Objetivos
1. Entender a situação atual a partir dos dados históricos; 2. Conhecer a situação atual a partir do conjunto dos dispositivos e atividade artística desenvolvidos no século XX e XXI; 3. O(a) estudante ganha competências para uma reflexão centrada na produção de som, possibilitando o seu desenvolvimento individual e a sua capacidade artística.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
1. Apresentação dos principais elementos e problemas inseridos no programa; 2. Apresentação de casos de estudo, no domínio das artes sonoras, da relação dos meios sonoros e da música; 3. Tutoria na relação com a criação artística dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim