-
Apresentação
Apresentação
Disciplina que visa dar a conhecer os principais fundamentos da Acústica Musical e Arquitectónica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-16189
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Conceitos Ba¿sicos 1. Feno¿menosvibrato¿rios: definico¿es 2. Ondas de som e tipos de ondas 3. Freque¿ncia, comprimento de onda e peri¿odo 4. Acidentes de propagac¿a¿o 5. Energia e pote¿ncia (watt e dB) 6. Ni¿vel de pressa¿o, pote¿ncia e intensidade sonora 7. Direccionalidade de fontes sonoras II - Psicoacu¿stica 1- Freque¿ncia de resposta 2- Campo auditivo 3 - Se¿rie dos Harmo¿nicos 4 - Intervalos acu¿sticos III - Acu¿stica Arquitecto¿nica 1. Breve histo¿ria de acu¿stica de salas 2. Som e propagac¿a¿o em salas 3. Reverberac¿a¿o e EDT 4. Outros factores objetivos: C80, D50, STI, BR e Br 5. RT O¿ptimos: orquestras, ensembles, teatros, pop/rock, estu¿dios 6. modos acu¿sticos e ondas estaciona¿rias 7. Medic¿o¿es acu¿sticas 8. Isolamento acu¿stico (princi¿pios ba¿sicos) 9. Paine¿is absorsores 10. Paine¿is difusores 11. Acu¿stica ambiental - Lei e rui¿do.
-
Objetivos
Objetivos
Adquirir conceitos ba¿sicos de acu¿stica; Calcular Lp e Lw; Diferenciar caracteristicas sonoras de fontes emissoras e directividade. Calcular grandezas relacionadas com acu¿stica musical Calcular tempos de reverberac¿a¿o. Calcular modos acu¿sticos de salas Estudar dados avaliativos de caracterizac¿a¿o acu¿sticas de sala. Acu¿stica Ambiental - Leis e rui¿do.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias devem ser aplicadas com a flexibilidade necessária ao conhecimento anterior dos estudantes, de modo a colmatar as eventuais lacunas anteriores e permitir uma certa continuidade na aquisição de conhecimentos. As metodologias de ensino e didácticas seguidas propiciam o confronto dos alunos com a informação e o conhecimento, e a reflexão crítica e pluralidade de opiniões, contribuindo para atingir os objectivos da U.C. ao reforçar a aprendizagem dos conteúdos e as capacidades do exercício prático das respectivas competências.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
HENRIQUE, L., ¿Acústica Musical¿, Gulbenkian, 1º edição, 2002; EARGLE, J., ¿The microphone book¿, Focalpress, 2005; RUNSTEIN, R. & HUBER, D., ¿Modern Recording techniques¿, 7th edition; GIBSON, D., ¿The art of mixing¿, Mixbooks, 1997; WHITE, G., ¿The Audio dictionary¿, Washington press, 2nd edition, 1995; BERANEK, L. L.; VE¿R, I. L. ¿Noise and vibration control engineering: principles and applications¿, 4. ed. New York.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim