-
Apresentação
Apresentação
Esta disciplina insere-se na área de Processamento de Sinal Digital (DSP), com forte ênfase em aplicações sonoras e musicais. A UC pretende fornecer uma base sólida sobre as representações físicas e matemáticas de sinais sonoros e sistemas de processamento de som. O programa cobre teorias e aplicações importantes relacionadas com amostragem, filtros, algoritmos de síntese sonora, transformações sonoras, análise temporal e espectral, e métodos de análise e ressíntese. Inserida neste ciclo de estudos, a UC justifica-se não só por abordar as bases teóricas, matemáticas e científicas do som, mas também por desenvolver as capacidades práticas dos alunos com recurso a linguagens de programação de som.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-16190
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos emergem de questões filosóficas e estéticas, desenvolvem-se com base na matemática e na física, e exploram-se de forma prática através de linguagens de programação de som. O ponto de partida é o fenómeno sonoro, tanto do ponto de vista das propriedades acústicas como da escuta. São debatidas as múltiplas dimensões do som (timbre, altura, intensidade, espaço, duração, etc), bem como as diversas formas de representação simbólica. Os domínios temporal e espectral fundamentam a reflexão sobre os métodos de análise/ressíntese, e para as técnicas de síntese e processamento de sinal. A história e estética da música electrónica apoia a compreensão do desenvolvimento das ferramentas tecnológicas. Pontos chave da disciplina: - ondas sinusoidais e sistemas lineares invariantes no tempo - resposta ao impulso, resposta de frequência, convolução e filtros - transformada de Fourier e função de transferência - modelo sinusoidal, harmónico e sinusoidal+residual
-
Objetivos
Objetivos
Os conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes podem ser encadeados na sequência seguinte: 1. Assimilar a multiplicidade de abordagens científicas ao fenómeno sonoro. 2. Dominar as ferramentas matemáticas necessárias ao estudo do Processamento de Sinal Digital (DSP) 3. Conhecer os diferentes métodos e técnicas de síntese sonora, incluindo aditiva, subtrativa, fm, granular, síntese por modelação física, entre outras. 4. Entender a diversidade de transformações sonoras, incluindo filtros, modulação em anel, convolução, entre outros. 5. Compreender as diferentes representações do som e os diferentes métodos de análise/ressíntese, bem como as possíveis manipulações nos domínios temporal e espectral. 6. Enquadrar os procedimentos tecnológicos no contexto e prática da informática musical. 7. Materializar as ferramentas e conceitos em aplicações e projetos de áudio digital e música informática e electroacústica, tanto num contexto individual como de arte em rede.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino consiste em aulas teóricas (com recurso a materiais audiovisuais e multimédia), e aulas práticas, centradas na síntese e processamento de sinais audio. A combinação de problemas teóricos com o domínio de avançadas linguagens de programação de som (e.g. Supercollider, Faust), estimula uma aprendizagem inovadora e centrada na atualidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boulanger, R. (ed.) (2010) The CSound Book: perspectives in software synthesis, sound design, signal processing, and programming. MIT Press Mitra, S. (1998) Digital Signal Processing: a computer-based approach. McGraw Hill Miranda, E.R. (2002) Computer Sound Design: Synthesis techniques and programming. Focal Press Park, T. H. (2010) Introduction to Digital Signal Processing: computer musically speaking. World Scientific Roads, C; Pope, S.T., et al. (ed) (1997) Musical Signal Processing. Swets & Zeitlinger Russ, M. (2009) Sound Synthesis and Sampling. Focal Press Tempelaars, S. (1996) Signal Processing, Speech and Music. Routledge Wilson, S. (ed.) (2011) The Supercollider Book. MIT Press
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim