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Apresentação
Apresentação
A informática musical explora um vasto campo interdisciplinar, através de problemas que se situam na fronteira entre música e várias disciplinas científicas, como as ciências da computação, as ciências cognitivas, a matemática ou a acústica. Nesta disciplina, os alunos adquirem competências específicas à composição, investigação e performance de música informática, nomeadamente através do domínio de linguagens de programação de som, com vista à realização de um projeto final. O timbre, o espaço, e sobretudo a automação são dimensões fundamentais da música do século XX e XXI, que se expressam numa proliferação de estéticas e tecnologias computacionais. Reflectindo teoricamente sobre os problemas propostos bem como realizando actividades de natureza prática, pretende-se que os alunos desenvolvam competências críticas sobre a utilização aprofundada dos computadores, e sua relação com o som.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2722-16194
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Unidade curricular centrada na informática musical através de três dimensões fundamentais: Composição, Investigação e Performance. O programa procura debater o papel da automação na música de hoje, reflectindo sobre a evolução da música electrónica, suas numerosas linguagens, tecnologias e estéticas, desde a musique concrète até à computer music. Aborda, entre outros: 1. Os algoritmos nas Artes Sónicas. 2. Composição musical assistida por computador; 3. Geração algorítmica de partituras. 4. Probabilidades e Gramáticas. 5. Algoritmos interactivos. 6. Caos e Fractais. 7. Redes Neuronais e Música. 8. Algoritmos Genéticos e Musicologia Evolucionista. 9. Som e Inteligência Artificial Estes tópicos são abertos, funcionando como estímulos para que os alunos, dentro de uma das três grandes áreas da disciplina, realizem de forma autónoma uma investigação teórica/artística/técnica, considerando os recursos tecnológicos associados bem como os modos performativos e estéticas decorrentes.
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Objetivos
Objetivos
-Adquirir capacidades para realizar autonomamente pesquisas relacionadas com as matérias e os trabalhos práticos propostos, desenvolvendo metodologias próprias relativas ao trabalho criativo. -Aprofundar os conhecimentos em linguagens de programação de som -Desenvolver competências de análise e crítica de objetos artísticos que incluam novas tecnologias musicais como meio de expressão. -Enquadrar os procedimentos tecnológicos no contexto e prática da informática musical -Compreender o papel do timbre, do espaço e da automação para a situação actual da música e dos estudos de som
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino consiste em aulas teóricas (com recurso a materiais audiovisuais e multimédia), e aulas práticas, centradas na informática musical. Para além da exposição teórica, recorre-se a linguagens informáticas avançadas na programação de som, como o Supercollider ou o FAUST.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barlow, C. (2012) On Musiquantics Musicological Institute of the University of Mainz Cottle, D. M. (2006) Computer Music with examples in SuperCollider 3. University of California Licata, T. (ed.) (2002) Electroacoustic Music. Analytical Perspectives. Praeger Miranda. E. R. (2001) Composing music with computers. Focal Press Nierhaus, G. (2009) Algorithmic Composition. Paradigms of Automated Music Generation. Springer Roads, C. (2002) Microsound. MIT Press Xenakis, I. (1992) Formalized Music. Thought and mathematics in composition. Pendragon Press Wilson, S., Cottle, D. and Collins, N. (eds). (2011). The SuperCollider Book. Cambridge, MA: MIT Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim