filmeu

Disciplina Seminários de Proteção Civil e Segurança

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta unidade curricular serão apresentados sete temas dos muitos que estão relacionados com a proteção civil e que vão desde "A Proteção Civil como fator de coesão social e de desenvolvimento económico", até "A comunicação e as catástrofes". São temas considerados nucleares e que se pretendem que sejam debatidos num contexto distinto daquele que ocorre noutras unidades curriculares.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Sem prejuízo de outros sobre temáticas que a dinâmica do tempo e dos processos possa justificar de futuro, na primeira edição do curso está prevista a realização dos seguintes Seminários, sempre contando com um ou mais oradores convidados de entre especialistas reputados, universitários, investigadores ou responsáveis institucionais. A moderação será assegurada pelo docente responsável pela UC ou por individualidade também convidada para o efeito.
  • Objetivos

    Objetivos

    Levar a efeito um conjunto de seminários apresentados por investigadores e especialistas de reconhecida competência em matéria de proteção civil, salientando a inovação e a evolução científica em temáticas fundamentais com o objetivo de incorporar no curso perspetivas e experiências concretas para reflexão complementar por parte dos estudantes. Pretende-se aprofundar o conhecimento transversal em domínios críticos da proteção civil por parte dos estudantes e testar as suas aptidões e competências para os compreenderem melhor, bem como treinar as suas capacidades os aprofundarem. No final da UC, os estudantes devem evidenciar conhecimento específico e uma opinião crítica sobre os temas abordados, bem como a sua capacidade para reunir, interpretar e sintetizar informação complementar relevante sobre os mesmos, através da produção de documentos síntese devidamente fundamentados e referenciados que constituirão elementos base na avaliação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para cada seminário serão convidadas personalidades de reconhecido mérito no tema em destaque. A sessão seguirá sob a moderação do docente responsável da UC ou de moderador também convidado, havendo a possibilidade de perguntas e respostas no final da sessão. No prazo máximo de 10 dias após cada seminário, cada estudante apresentará um relatório, em formato “Artigo científico” com apreciação e investigação pessoal relativas ao tema. O “Artigo científico” terá no máximo 8 páginas e será avaliado pelo docente. Entre três seminários consecutivos, haverá uma aula destinada à apresentação em sala dos relatórios. A avaliação será do tipo contínuo sem recurso a exame final. Cada estudante entregará um mínimo de 4 relatórios e a classificação final resultará da média aritmética das três melhores classificações obtidas nos vários relatórios entregues (80%) e das apresentações orais (20%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ANPC. Cadernos Técnicos PROCIV nº 8 a 11 e 23. ANPC. Diretiva Operacional nº1, 2, 3 e 4. ANPC, 2011. Manual de Intervenção em Emergências de Matérias Perigosas. Beck, Ulrich, 2002. Sociedad del riesgo, Barcelona: Ed. Paidos. Dauphiné, André et Colin, Armand, 2013.Risques et Catastrophes. Observer , Spatializer, Comprendre, Gérer, 2ª edição, Paris. Faugères, Lucien.1990. La dimension des faits et la théorie des risques. Le Risque et la Crise?, Malta, Foudations for Internacional Studies, p. 31-60. Gonçalves, A.B. e Vieira, António, 2013. Grandes Incêndios Florestais, Erosão, Degradação e Medidas de Recuperação dos Solos. Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento-U.Minho, 2013. Rebelo, Fernando, 2003. "Riscos Naturais e Ação Antrópica", 2ª edição, Coimbra.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios