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Apresentação
Apresentação
Assente num modo de pensar e intervir sistémico, e assumindo o lugar central da família na compreensão das trajetórias de desenvolvimento e no ajustamento/bem-estar dos sujeitos individuais, esta UC visa munir os estudantes de ferramentas para lidarem com a diversidade de configurações familiares contemporâneas, de uma forma informada e inclusiva, bem como modelos de intervenção psicológica focados nas relações familiares, seja com o sistema familiar como um todo, seja com os subsistemas que o constituem (e.g., conjugal, parental, fraternal, indivíduos), seja ainda na articulação com outros sistemas mais alargados (e.g., educativo, saúde, social/legal).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT65-24816
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Interrogações iniciais: Família ou famílias? CP2.Fundamentos teóricos e epistemológicos em Psicologia da Família 2.1. Teoria geral dos sistemas 2.2. Cibernética 2.3. Teoria da pragmática da Comunicação Humana 2.4. Paradigma da complexidade siste¿mico CP3. Modelos de compreensão do funcionamento familiar 3.1. Modelos de stress familiar 3.2.O referencial do ciclo vital da família. Etapas e desafios esperados na conjugalidade e na parentalidade 3.3. Famílias confrontadas com transições inesperadas: condiçõees crónicas de saúde, morte; separação/divórcio e recasamento; infertilidade; adoção; separação física; famílias LGBTQ+ CP4. Intervenções com famílias 4.1. Tipos e indicações 4.2. Técnicas de recolha e análise da informação 4.3. Exemplos de modelos de intervenção familiar -Transgeracional -Estrutural e estratégico -Terapia centrada nas soluções e modelo narrativo Conceitos chave na conceptualização de casos clínicos, contornos do processo terapêutico e técnicas
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Objetivos
Objetivos
OA1. Conhecer os fundamentos epistemológicos da Psicologia da Família e refletir da sua aplicabilidade no mundo contemporâneo OA2. Analisar sistemas familiares em termos estruturais/funcionais e históricos,identificando recursos e desafios patentes em diferentes níveis sistémicos OA3. Identificar e refletir criticamente sobre as indicações para trabalhar com familias vs. indivíduos OA4. Conhecer, aplicar e selecionar diferentes metodologias de avaliação familiar e sistémica OA5. Comparar modelos de intervenção sistémica (i.e., transgeracional e estrutural) ao nível dos conceitos chave, fatores de mudança, contornos do processo e técnicas terapêuticas OA6. Aplicar os conhecimentos sobre os modelos sistémicos na análise/conceptualização de casos clínicos e na formulação de objetivos terapêuticos OA7. Refletir sobre os desafios e oportunidades que o modo de pensar e atuar sistémico podem trazer em prol da adoção, por parte do aluno, de posturas terapêuticas informadas e inclusivas
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, nomeadamente: exposição oral de conteúdos (ME1); brainstorming (ME2); diálogo interativo e discussão guiada (ME3); visionamento de trechos de filmes/vídeos (ME4); exercícios (individuais ou em grupo) de aplicação dos conceitos lecionados (ME5); exercícios de dramatização/role-play (ME6); tutoria aos trabalhos de grupo em curso (ME7); pesquisa, leitura, análise e discussão de artigos científicos e outra literatura relevante (ME8). No final do percurso de aulas os alunos são convidados a realizar uma reflexão crítica sobre as competências que ganharam na UC, incluindo a autoavaliação da sua aprendizagem, envolvimento nas tarefas e desempenho (ME9).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alarcão, M. (2003). (Des)Equílibrios Familiares. Quarteto. Carr, A. (2012). Family therapy: Concepts, process and practice. Wiley and sons, Ltd. Fiese, B. H., Celano, M., Deater-Deckard, K., Jouriles, E. N., & Whisman, M. A. (Eds.). (2019). APA handbook of contemporary family psychology: Foundations, methods, and contemporary issues across the lifespan (Vol. 1). American Psychological Association.https://doi.org/10.1037/0000099 Gladding, S. T. (2019). Family therapy: History, theory, and practice (7th edition). Pearson Golombock, S. (2015). Modern Families: Parents and children in new family forms . Cambridge University Press. Golombock, S. (2015). Modern Families: Parents and children in new family forms. CUP Gouveia-Pereira & Miranda, M. (2021). Manual de Terapia Familiar: Teoria, Avaliação e Intervenção Sistémica. Pactor. McGoldrick, M., Preto, G. & Carter, B. (2016). The expanding family life cycle: Individual, family, and social perspectives. Pearson.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não