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Apresentação
Apresentação
Esta UC procura abordar as diferentes fases do processo de avaliação psicológica em contexto clínico, nomeadamente, recolha de informação através de diferentes métodos, conceptualização de caso, planeamento da intervenção, devolução de resultados e realização de relatórios psicológicos. Todas estas componentes serão avaliadas de acordo com a fase do desenvolvimento, sendo a 1ª parte do semestre dedicada à avaliação de crianças e adolescentes, e a 2ª à avaliação de adultos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT65-25040
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação psicológica na prática clínica 2. Tipos e especifidades de avaliação e adequação à infância/adolescência e à idade adulta. 3. Entrevista: Aplicação a menores, família, professores e adultos. 4. Modalidades e instrumentos de avaliação: Questionários/testes/inventários, registos de automonitorização, observação. 5. Modelos de conceptualização de caso: Vulnerabilidade, funcionalidade e sintomatologia. 6. Planeamento da intervenção: Devolução de resultados, formulação de objetivos terapêuticos e modalidades de intervenção 7. Relatórios de avaliação psicológica
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Objetivos
Objetivos
O objetivo principal desta unidade curricular é preparar os estudantes para realizar avaliação psicológica, integrada na abordagem cognitivo-comportamental. Especificamente, pretende-se que os estudantes aprendam a: OA1: Conhecer os fundamentos e pertinência da avaliação psicológica em contexto clínico OA2: Identificar, comparar e refletir sobre as especificidades, aspetos comuns e diferenciadores da avaliação com menores e com adultos OA3. Saber aspetos fundamentais da comunicação da entrevista e principais conteúdos a recolher, aplicando-os a cada caso e a diferentes informadores (ex. pais, professores) OA4. Selecionar, aplicar, cotar e interpretar instrumentos de avaliação clínica OA5. Selecionar, organizar e articular a informação recolhida, integrando-a numa conceptualização de caso OA6. Planear a intervenção de acordo com a conceptualização de caso OA7. Saber elaborar relatórios de avaliação psicológica AO8. Devolver resultados da avaliação psicológica
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas aulas teóricas, será usado o método expositivo e interrogativo. Nas aulas práticas, serão usadas metodologias demonstrativas e participativas, tais como: análise de casos, cotação/interpretação de resultados de instrumentos de avaliação, role-play, treino de competências de entrevista, treino da devolução de resultados em pequenos grupos, aplicação dos modelos de conceptualização a casos específicos, entre outros. A avaliação contínua será realizada através de: a) 2 mini-testes escritos sobre os conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas (teste 1: crianças/adolescentes; teste 2: adultos), com a cotação de 25% cada um. b) Trabalho de grupo com duas componentes: 1. Apresentação e role-play de devolução de resultados realizados em aula (25%), e documento escrito submetido no Moodle 5 dias após a apresentação (25%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Antony, M. M., & Barlow, D. H. (Coords.) (2010). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (2.ª ed). Nova Iorque: Guilford. Beck, J. S. (2011). Cognitive behavior therapy: Basics and beyond (2.ª ed.). Nova Iorque: Guilford. Beutler, L. & Groth-Marnat, G. (2003). Integrative assessment of adult personality (2nd ed.). New York, NY: The Guilford Press. Brown, G. P., & Clark, D. A. (Coords.) (2015). Assessment in cognitive therapy. Nova Iorque: Guilford. Corrie, S., Townend, M., & Cockx, A. (2016). Assessment and case formulation in cognitive behavioural therapy. Londres: SAGE. Kuyken, W., Padesky, C. A., & Dudley, R. (2011). Collaborative case conceptualization: Working effectively with clients in cognitive behavioral therapy. Nova Iorque: Guilford.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não