filmeu

Disciplina Intervenção Clínica em Grupos e na Comunidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC aborda a intervenção do Psicólogo Clínico da Saúde em contextos comunitários e em grupos. Pretende capacitar os estudantes para intervir junto de pessoas e grupos com dificuldades ao nível biopsicossocial e contextual. Pretende-se sistematizar e formar um perfil profissional que aplique os conhecimentos e competências da psicologia clínica e da saúde de forma ecológica, inovadora e adequada a diferentes necessidades de saúde, social e culturais muitas vezes associadas a situações de doença mental, exclusão e discriminação social. Pretende-se capacitar os estudantes para planear, executar e avaliar intervenções clínicas promotoras de participação, empowerment e mudança psicossocial.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.         Psicologia Clínica em contexto Comunitário Fundamentos da Psicologia em Contexto Comunitário Modelos de intervenção psicológica em contexto comunitário Avaliação e intervenção em psicologia clínica em contexto comunitário Intervenção em equipa multidisciplinar, em parceria e em rede   2.         Abordagens de Intervenção Clínica em Grupos Corrente Humanista Modelo Internacional de Yalom Modelos comportamentais/cognitivos   3.         Intervenção Clínica em Psicologia dos Grupos e Psicologia Comunitária Processos do grupo (comunicação, liderança, coesão, conflitos, identidade, etc.) Dinâmicas do grupo Tipos de Grupos Competências socioemocionais (Competências cognitivas, comportamentais, emocionais e expetativas/motivações) Mudança no grupo e comunidade Grupos terapêuticos    4.         Intervenção Clínica em diferentes grupos e comunidades (perspetiva de tratamento e reabilitação psicossocial) Grupos em diversas faixas etárias Diferentes populações e Contextos:
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Identificar e descrever os princípios-chave da psicologia clínica e da saúde em contexto comunitário OA2. Identificar e descrever os processos e dinâmicas de grupos OA3. Comparar as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da psicologia clínica e da saúde e psicologia comunitária, e aplicá-las na explicação da intervenção clínica em diferentes contextos e problemáticas psicossociais OA4. Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes intervenções clinicas em diferentes grupos em diferentes comunidades OA5. Planear, implementar e avaliar intervenção clínicas e de grupo em contexto comunitário. OA6. Reconhecer a importância dos diversos contextos onde o desenvolvimento humano ocorre OA7. Demonstrar competências de observação, análise e intervenção com diferentes grupos, tais como pessoas com doença mental, minorias culturais, sem abrigo, toxicodependentes entre outros.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos demonstrarão uma compreensão dos aspectos teóricos e experimentais do objetivo, desenvolvimento, dinâmica, teorias, métodos e competências de grupo e outras abordagens de grupo numa sociedade multicultural, incluindo princípios de dinâmica de grupo, componentes do processo de grupo, liderança de grupo ou estilos e abordagens de facilitação, e teorias e métodos de aconselhamento de grupo. A interação na sala de aula é concebida para proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolver proficiência na aplicação de competências fundamentais de intervenção clínica em grupo e comunidade. Criar condições para tornar os alunos mais sensíveis a diferenças individuais e culturais (e.g., género, raça, orientação sexual) e a práticas mais inclusivas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bradler & Roman (2016). Group work. Skills and Strategies for Effective Interventions (3rd ed.). Routledge Corey (2015). Theory and Practice of Group Counseling (9th edition)  Yalom, I. D. & Leszcz, M. (2005). The theory and practice of group psychotherapy (5th ed.). New York: Basic Books. // Yalom, I. D. & Leszcz, M. (2020). The theory and practice of group psychotherapy (6th ed.). New York: Basic Books.  Jason, L. A., & Aase, D. M. (2016). Community-clinical psychology. In J. C. Norcross, G. R. VandenBos, D. K. Freedheim, & M. M. Domenech Rodríguez (Eds.), APA handbook of clinical psychology: Roots and branches (pp. 201–222). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/14772-011 Scott, V. & Wolfe, S. (2014). Community Psychology: Foundations for Practice, SAGE Publications, Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Case, A., Scott, V. & Wandersman, A.. (2021). Community Psychology: Linking Individuals and Communities, American Psychological Association  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios