-
Apresentação
Apresentação
A UC aborda a intervenção do Psicólogo Clínico da Saúde em contextos comunitários e em grupos. Pretende capacitar os estudantes para intervir junto de pessoas e grupos com dificuldades ao nível biopsicossocial e contextual. Pretende-se sistematizar e formar um perfil profissional que aplique os conhecimentos e competências da psicologia clínica e da saúde de forma ecológica, inovadora e adequada a diferentes necessidades de saúde, social e culturais muitas vezes associadas a situações de doença mental, exclusão e discriminação social. Pretende-se capacitar os estudantes para planear, executar e avaliar intervenções clínicas promotoras de participação, empowerment e mudança psicossocial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT65-25046
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Psicologia Clínica em contexto Comunitário Fundamentos da Psicologia em Contexto Comunitário Modelos de intervenção psicológica em contexto comunitário Avaliação e intervenção em psicologia clínica em contexto comunitário Intervenção em equipa multidisciplinar, em parceria e em rede 2. Abordagens de Intervenção Clínica em Grupos Corrente Humanista Modelo Internacional de Yalom Modelos comportamentais/cognitivos 3. Intervenção Clínica em Psicologia dos Grupos e Psicologia Comunitária Processos do grupo (comunicação, liderança, coesão, conflitos, identidade, etc.) Dinâmicas do grupo Tipos de Grupos Competências socioemocionais (Competências cognitivas, comportamentais, emocionais e expetativas/motivações) Mudança no grupo e comunidade Grupos terapêuticos 4. Intervenção Clínica em diferentes grupos e comunidades (perspetiva de tratamento e reabilitação psicossocial) Grupos em diversas faixas etárias Diferentes populações e Contextos:
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar e descrever os princípios-chave da psicologia clínica e da saúde em contexto comunitário OA2. Identificar e descrever os processos e dinâmicas de grupos OA3. Comparar as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da psicologia clínica e da saúde e psicologia comunitária, e aplicá-las na explicação da intervenção clínica em diferentes contextos e problemáticas psicossociais OA4. Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes intervenções clinicas em diferentes grupos em diferentes comunidades OA5. Planear, implementar e avaliar intervenção clínicas e de grupo em contexto comunitário. OA6. Reconhecer a importância dos diversos contextos onde o desenvolvimento humano ocorre OA7. Demonstrar competências de observação, análise e intervenção com diferentes grupos, tais como pessoas com doença mental, minorias culturais, sem abrigo, toxicodependentes entre outros.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos demonstrarão uma compreensão dos aspectos teóricos e experimentais do objetivo, desenvolvimento, dinâmica, teorias, métodos e competências de grupo e outras abordagens de grupo numa sociedade multicultural, incluindo princípios de dinâmica de grupo, componentes do processo de grupo, liderança de grupo ou estilos e abordagens de facilitação, e teorias e métodos de aconselhamento de grupo. A interação na sala de aula é concebida para proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolver proficiência na aplicação de competências fundamentais de intervenção clínica em grupo e comunidade. Criar condições para tornar os alunos mais sensíveis a diferenças individuais e culturais (e.g., género, raça, orientação sexual) e a práticas mais inclusivas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bradler & Roman (2016). Group work. Skills and Strategies for Effective Interventions (3rd ed.). Routledge Corey (2015). Theory and Practice of Group Counseling (9th edition) Yalom, I. D. & Leszcz, M. (2005). The theory and practice of group psychotherapy (5th ed.). New York: Basic Books. // Yalom, I. D. & Leszcz, M. (2020). The theory and practice of group psychotherapy (6th ed.). New York: Basic Books. Jason, L. A., & Aase, D. M. (2016). Community-clinical psychology. In J. C. Norcross, G. R. VandenBos, D. K. Freedheim, & M. M. Domenech Rodríguez (Eds.), APA handbook of clinical psychology: Roots and branches (pp. 201–222). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/14772-011 Scott, V. & Wolfe, S. (2014). Community Psychology: Foundations for Practice, SAGE Publications, Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Case, A., Scott, V. & Wandersman, A.. (2021). Community Psychology: Linking Individuals and Communities, American Psychological Association
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não