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Disciplina Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    Dado o estatuto científico da Psicologia, é essencial que os estudantes dominem um conjunto de competências práticas relacionadas com a gestão de informação científica neste campo de estudo. O objetivo central da unidade curricular prende-se com o desenvolvimento de um conjunto de competências inerentes à elaboração de um projeto de investigação, essencial para o desenvolvimento de uma dissertação. Incluem-se aqui competências relativamente à tomada de decisão relacionada com a preparação de uma investigação, ao planeamento de todas as etapas da investigação e à escrita científica. Esta unidade curricular pretende promover estas competências através da realização de exercícios práticos (com tutoria), assentes em conteúdos teóricos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Planeamento de uma investigação: Pesquisa de informação científica. Perguntas e hipóteses de investigação. Objetivo do estudo (exploratório, descritivo ou explanatório). Abordagem do estudo (quantitativa, qualitativa ou mista). Estudos quantitativos: conceitos, construtos e variáveis. Desenho de investigação (experimental, quasiexperimental, transversal, longitudinal, qualitativo). População, amostra e técnicas de amostragem (probabilística e não-probabilística). Recolha de dados: desenvolvimento e avaliação de medidas de autorrelato; observação; entrevista. Tarefas de planeamento de recolha e disseminação  Validade da investigação: ameaças e procedimentos de investigação para as minimizar. Elaboração de um projeto de investigação: Características da escrita científica. Normas de formatação da American Psychological Association. Estrutura de um projeto de investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências inerentes à elaboração de um projeto de investigação em psicologia clínica e da saúde. Especificamente, pretende-se que, no final do semestre, os estudantes estejam aptos a: selecionar fontes científicas adequadas aos temas em estudo; estruturar perguntas de investigação relevantes e hipóteses de investigação sustentadas; definir os objetivos e abordagens de um estudo; planear o desenho de investigação de um estudo; definir a população, a amostra e as técnicas de amostragem a utilizar; avaliar, selecionar e aplicar os métodos de recolha de dados a usar; escolher procedimentos de investigação que minimizem as ameaças à validade de um estudo; aplicar as características da escrita científica; utilizar as normas de formatação da American Psychological Association; elaborar projetos de investigação originais na área da psicologia clínica e da saúde.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular é constituída por aulas laboratoriais com tutoria. Os estudantes devem fazer os exercícios individualmente ou em pares, recebendo, posteriormente, orientações personalizadas do docente. A avaliação contínua consiste na participação nas tarefas propostas ao longo das aulas (peso: 20%); num trabalho escrito individual (peso: 50%); e num trabalho escrito individual com apresentação oral (peso: 30%). Avaliação final: um exame escrito individual (peso: 100%). A presença nas aulas práticas é obrigatória. O recurso a ferramentas de IA não é permitido, pois o objetivo desta unidade curricular é desenvolver habilidades de pensamento crítico e metodológico, incentivando a compreensão e aplicação dos princípios fundamentais de um processo de investigação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Frey, B. B. (2015). 100 questions (and answers) about tests and measurement. Thousand Oaks: SAGE. Kail, R. V. (2019). Scientific writing for psychology: Lessons in clarity and style (2.ª ed.). Londres: SAGE . MacInnes, J. (2018). Know your variables. Londres: SAGE. McLeod, J. (2015). Doing research in counseling and psychotherapy (3.ª ed.). Thousand Oaks: SAGE. O’Leary, Z. (2018). Research question. Londres: SAGE. Ruel, E. (2019). 100 questions (and answers) about survey research. Thousand Oaks: SAGE. Silvia, P. J. (2018). How to write a lot: A practical guide to productive academic writing (2.ª ed .). Washington: American Psychological Association. Sullivan, C., Gibson, S., & Riley, S. E. (Coords.) (2012). Doing your qualitative psychology project. Londres: SAGE. Urban, J. B., & van Eeden-Moorefield, B. M. (2018). Designing and proposing your research project. Washington: American Psychological Association.
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