-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo a preparação do projeto de dissertação, que será realizada no segundo ano do ciclo de estudos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP785-22174
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da UL, CUP - Integração na investigação da equipa e discussão dos projetos desenvolvidos/em desenvolvimento CP2: Pesquisas em bases de dados CP3: Metodologias orientadas para a revisão de literatura CP4: Planos e procedimentos de investigação CP5: Técnicas de recolha e análise de dados CP6: Elaboração e escrita de projetos de investigação CP7: Submissão de propostas de investigação à Comissão de Ética e Deontologia para a Investigação da Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade Lusófona, CUP.
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia Clínica e da Saúde. OA2: Conduzir pesquisa bibliográfica sobre a temática selecionada. OA3: Realizar uma leitura crítica de textos científicos relativos à temática selecionada e proceder à sua síntese e integração. OA4: Desenhar um projeto de investigação orientado e coerente com as questões de investigação e/ou hipóteses avançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular os estudantes têm a oportunidade de se integrar numa das linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Os estudantes devem participar nas reuniões de investigação, no âmbito das quais terão a oportunidade de contactar com as respetivas equipas e projetos de investigação; treinar competências de investigação transversais e específicas; e desenvolver um projeto de investigação em articulação regular com os trabalhos da equipa. As metodologias de ensino incluem Treino aplicado (ME1), Autofeedback (ME2), Feedback por pares (ME3) e pelo docente (ME4), Pesquisa bibliográfica (ME5). A avaliação inclui: Participação nas reuniões de equipa (20%); Proposta escrita do projeto de investigação (60%); Tarefa de seminário (20%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: APA. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não