filmeu

Disciplina Métodos de Investigação e Análise de Dados I

  • Apresentação

    Apresentação

    Dado o estatuto científico da Psicologia, esta unidade curricular pretende que os estudantes desenvolvam e dominem um conjunto de competências necessárias à prática de investigação científica em Psicologia, nomeadamente os conhecimentos e competências metodológicas necessárias para a compreensão e elaboração de um projeto de investigação em Psicologia Forense, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área, com especial ênfase nas metodologias quantitativas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: As fases da metodologia quantitativa 1.1 Identificação e elaboração de questões e hipóteses de investigação 1.2 Identificação, classificação e operacionalização das variáveis CP 2: Preparação e gestão de bases de dados em softwares estatísticos CP3. Métodos de amostragem e análise de dados 3.1. Construção de bases de dados e softwares de análise 3.2. Medidas de associação 3.3. Análise Univariada/Multivariada 3.3.1. Testes de diferenças entre grupos 3.3.2. ANOVA: 1 fator, 2 ou + fatores, de medidas repetidas 3.3.2. Análise da Covariância (ANCOVA) 3.3.4. MANOVA
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Rever e consolidar conhecimentos teóricos sobre as etapas, procedimentos e pressupostos da metodologia quantitativa; OA2: Realizar uma análise crítica e aprofundada sobre estudos quantitativos OA3: Conhecer e aplicar procedimentos metodológicos e métodos de análise quantitativa; OA4: Realizar análise de dados quantitativos com recurso a softwares estatísticos; OA5: Relatar dados de investigação realizada com software estatístico; OA6. compreender a relevância da prática baseada na evidência em Psicologia Forense.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão usadas várias metodologias de ensino (ME), designadamente momentos expositivos (ME1), feedback pelo docente (ME2) e por pares (ME3). No entanto, tratando-se de uma UC de natureza prática, as metodologias a privilegiar são a demonstrativa (ME4) e a ativa (ME5), implicando o desenvolvimento de um trabalho de grupo em regime tutorial.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS. Sage. Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Pearson. Maroco, J. (2017). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber. (acresce bibliografia complementar recomendada nas aulas)
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios