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Apresentação
Apresentação
Dado o estatuto científico da Psicologia, esta unidade curricular pretende que os estudantes desenvolvam e dominem um conjunto de competências necessárias à prática de investigação científica em Psicologia, nomeadamente os conhecimentos e competências metodológicas necessárias para a compreensão e elaboração de um projeto de investigação em Psicologia Forense, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área, com especial ênfase nas metodologias quantitativas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-14299
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: As fases da metodologia quantitativa 1.1 Identificação e elaboração de questões e hipóteses de investigação 1.2 Identificação, classificação e operacionalização das variáveis CP 2: Preparação e gestão de bases de dados em softwares estatísticos CP3. Métodos de amostragem e análise de dados 3.1. Construção de bases de dados e softwares de análise 3.2. Medidas de associação 3.3. Análise Univariada/Multivariada 3.3.1. Testes de diferenças entre grupos 3.3.2. ANOVA: 1 fator, 2 ou + fatores, de medidas repetidas 3.3.2. Análise da Covariância (ANCOVA) 3.3.4. MANOVA
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Objetivos
Objetivos
OA1: Rever e consolidar conhecimentos teóricos sobre as etapas, procedimentos e pressupostos da metodologia quantitativa; OA2: Realizar uma análise crítica e aprofundada sobre estudos quantitativos OA3: Conhecer e aplicar procedimentos metodológicos e métodos de análise quantitativa; OA4: Realizar análise de dados quantitativos com recurso a softwares estatísticos; OA5: Relatar dados de investigação realizada com software estatístico; OA6. compreender a relevância da prática baseada na evidência em Psicologia Forense.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão usadas várias metodologias de ensino (ME), designadamente momentos expositivos (ME1), feedback pelo docente (ME2) e por pares (ME3). No entanto, tratando-se de uma UC de natureza prática, as metodologias a privilegiar são a demonstrativa (ME4) e a ativa (ME5), implicando o desenvolvimento de um trabalho de grupo em regime tutorial.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS. Sage. Howitt, D. & Cramer, D. (2017). Research methods in psychology. Pearson. Maroco, J. (2017). Análise estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber. (acresce bibliografia complementar recomendada nas aulas)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não