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Apresentação
Apresentação
Pretende-se que os estudantes fiquem a conhecer os princípios teóricos e as bases da Neuropsicologia Clínica, particularmente na sua aplicação ao sistema de justiça.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-16089
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução e história da Neuropsicologia Forense Neuroanatomia estrutural: principais divisões do sistema nervoso; ontogenia do sistema nervoso; noções básicas do funcionamento neuronal. Princípios de neuroanatomia funcional das principais estruturas implicadas na Neuropsicologia Forense: Sistema límbico Neocórtex Métodos de investigação em neurociência: neurofisiologia Avaliação neuropsicológica e psicometria: fundamentos teóricos Baterias de avaliação em Neuropsicologia Forense. Quadros típicos em Neuropsicologia Forense: Perturbações de memória Funcionamento executivo Abuso de substâncias Neurobiologia da psicopatia e comportamento criminal violento.
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Objetivos
Objetivos
OA1: Aquisição de conhecimento acerca da estrutura e função o sistema nervoso, bem como dos principais métodos para o seu estudo no domínio da psicologia forense. OA2: Explicar a relevância do estudo da estrutura e função do sistema nervoso para a compreensão do comportamento delinquente. OA3: Descrever e diferenciar os modos de aplicação do conhecimento derivado da neurociência cognitiva, afetiva e social, ao contexto forense. OA4: Reconhecer e descrever os principais métodos de avaliação neuropsicológica utilizados em contexto pericial. OA5: Reconhecer quadros típicos em neuropsicologia forense. OA6: Descrever a neurobiologia do comportamento criminal violento. OA7: Aplicar e integrar conhecimentos teóricos relativos à aplicação da neuropsicologia em contexto forense.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados combinando o método expositivo com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos em aula, diálogo interativo e discussão em grupo, com feedback dos docentes. Fora dos momentos expositivos, privilegiar-se-á o trabalho em pequenos grupos, onde será dada enfase particular às questões relacionadas com a avaliação neuropsicológica em contexto forense, tendo em atenção as diferentes dimensões, fases e processos avaliativos e a compreensão das principais baterias utilizadas neste contexto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andreassi, J. L. (2009). Psychophysiology: Human Behavior and Physiological Response. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. Glicksohn, J. (2002). The Neurobiology of Criminal Behavior. Springer, USA. Goldstein, L. & McNeil, J. (2004). Clinical Neuropsychology: A practical guide to assessment and management for clinicians. John Wiley & Sons Ltd, England. Horton, A. M. & Hartlage, L. (2010). Handbook of Forensic Neuropsychology. 2nd Ed., Springer Publishing Company, New York, USA. Kolb, B. & Wishaw, I. (2008). Fundamentals of Human Neuropsychology. 6th Ed., Worth Publishers, USA.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não