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Disciplina Psicologia Criminal

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia Criminal é um ramo da Psicologia Forense que, muitas vezes é visto como sendo o mesmo que Psicologia Forense. No entanto, são áreas distintas embora sejam complementares. Nesta UC vamos explorar essas diferenças e os campos de atuação da Psicologia Criminal em diversos contextos de atuação: desde a prevenção do crime, à investigação criminal, aos espaços penitenciários e à investigação científica. Os temas são atuais, adequados à realidade portuguesa e baseados em evidência. As funções de um psicólogo ao serviço desta área serão analisadas e será promovido o debate sobre as abordagens prospetivas desta área na nossa realidade. Esta UC tem ligações diretas com a Psicologia Forense, a Psicologia do Testemunho, o Direito e outras áreas relacionadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. PSICOLOGIA CRIMINAL: a. Definição e abrangência; b. Diferenciação e articulação com a psicologia forense; c. Funções do psicólogo criminal; d. Considerações éticas; e. Explicação do comportamento criminal (teorias, modelos explicativos e casos práticos);  CP2. CONTEXTOS E PERCURSOS CRIMINAIS: a. Percursos criminais ao longo do desenvolvimento; b. Contexto social e crime;  CP3. A PSICOLOGIA CRIMINAL EM ESPAÇOS PENITENCIÁRIOS: a. Nascimento e evolução do dispositivo prisional; b. A prisão enquanto instituição total e sistema aberto; c. Arquitetura prisional; d. Adaptação à prisão e tipologias da adaptação; e. Efeitos psicossociais do encarceramento; f. Serviços de psicologia nas prisões; CP4. PSICOLOGIA CRIMINAL: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO: a. Psicopatologia e comportamento criminal; b. Avaliação do risco de reincidência criminal (inventários gerais e de tipologias específicas); c. Intervenção psicológica em meio prisional; d. Programas de intervenção em grupo
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Definir o conceito de psicologia criminal (PC) e delimitar a sua atuação; OA2. Explicitar as funções de um psicólogo criminal; OA3. Expor as diversas teorias que explicam o comportamento criminal (CC); OA4. Enumerar fatores de risco, vulnerabilidade e manutenção do CC; OA5. Demonstrar os contributos da PC em contexto de encarceramento; OA6. Conhecer as características do dipositivo prisional; OA7. Compreender as dinâmicasexistentes entre as várias populações prisionais; OA8. Saber desenvolver estratégiaspara compreender e intervirsobre problemas decorrentes do contexto prisional; OA9. Capacitar os alunos para a investigação científica no âmbito da PC;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular tem uma natureza teórico-prática (TP) e tem como método de ensino principal a exposição oral com apoio de materiais audiovisuais. Os conteúdos programáticos serão lecionados combinando o método expositivo com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos em aula, diálogo interativo e discussão em grupo, sempre com recurso a feedback do(s) docente(s). Além dos momentos mais expositivos dos conteúdos programáticos, privilegiar-se-á o trabalho em pequenos grupos, feedback por pares, atividades de role-paly, entre outras. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrews, D. A., & Bonta, J. (2010). The Psychology of Criminal Conduct. In The Psychology of Criminal Conduct. https://doi.org/10.3138/cjcrim.41.4.554 Bull, R., Cooke, C. A., Hatcher, R., Woodhams, J., & Grant, T. D. (2006). Criminal Psychology: A Beginners Guide. One World Oxford. Bull, R., Cooke, C., Hatcher, R., Woodhams, J., Bilby, C., & Grant, T. (2006). Criminal psychology: A beginner?s guide . Oneworld Publications. Durrant, R. (2018). An Introduction to Criminal Psychology. In An Introduction to Criminal Psychology. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315625041 Howitt, D. (2018). Introduction to Forensic and Criminal Psychology (6th ed.). Pearson. www.pearson.com/enhanced-ebooks Simões, M. R., Almeida, L. S., & Gonçalves, M. M. (2017) Psicologia Forense: Instrumentos de Avaliação. Pactor. (acresce-se bibliografia disponibilizada ao longo das aulas)
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