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Apresentação
Apresentação
Esta UC visa o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos específicos no ãmbito da intervenção psicológica com vítimas, designadamente: princípios básicos, modelos e modalidades de intervenção. Pretende-se abordar o processo de intervenção psicológica com vítimas, proporcionando conhecimentos acerca dos princípios básicos da intervenção, competências-chave de atendimento, componentes centrais no processo de intervenção, dilemas, desafios, e respostas/serviços de apoio às vítimas. É ainda objetivo abordar diferentes abordagens e modalidades de intervenção psicológica com vítimas (e.g., intervenção em crise, terapias cognitivo-comportamentais e narrativas, intervenção em grupo), documentando a sua eficácia. Os alunos irão treinar ainda competências de atendimento e avaliação/intervenção específicas de intervenção em diferentes tipos de vitimação e populações-alvo, na infância/adolescência e na idade adulta.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-22653
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Processo de intervenção psicológica com vítimas - Conceitos de partida - Princípios, dilemas, dificuldades e desafios - Competências-chave e perfil do profissional de apoio - Recursos e serviços de apoio à vítima - Especificidades na intervenção com populações vulneráveis - Especificidades da formulação de caso CP2. Modelos e modalidades de intervenção psicológica com vítimas baseados na evidência - Componentes de eficácia - Intervenção em crise - Intervenção cognitivo-comportamental - Intervenção narrativa - Intervenção em grupo CP3. Intervenção em tipos específicos de vitimação 3.1. Vitimação na infância e adolescência - Abuso físico/psicológico e negligência - Abuso sexual - Violência interparental e conflito coparental pós-divórcio 3.2. Vitimação na idade adulta - Violência nas relações de intimidade - Violência sexual - Vitimação múltipla CP4. Desafios da intervenção com vítimas particularmente vulneráveis (e.g., idosos, população LGBT, portadores de deficiência, imigrantes)
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Objetivos
Objetivos
OA1: Demonstrar e aplicar conhecimentos teórico-práticos envolvendo conceitos-chave, princípios orientadores, dilemas, desafios e especificidades da concetualização e intervenção psicológica com vítimas; OA2: Adquirir e desenvolver conhecimentos e competências no âmbito de diferentes modelos e modalidades de intervenção psicológica baseadas na evidência, atendendo às diferentes especificidades dos casos de vitimação; OA3: Aplicar os diferentes modelos e modalidades de intervenção psicológica a diferentes tipologias de vítimas; OA4: Manifestar competências comunicacionais, orais e escritas, tecnicamente adequadas à descrição de casos e à sistematização da intervenção psicológica com vítimas; OA5: Compreender e refletir, critica e aprofundadamente, sobre as implicações éticas e deontológicas relacionadas com o exercício de intervenção psicológica com vítimas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Componente teorica-prática, com análise e discussão de casos práticos. Realização de exercícios práticos em pequeno e grande grupos (ex.: role-plays, demonstrações, simulações). Análise de artigos em pequeno grupo e posterior discussão em grande grupo
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cohen, J. A., Mannarino, A. P., & Deblinger, E. (Eds.). (2012). Trauma-focused CBT for children and adolescents: Treatment applications. The Guilford Press. Eifert, G. H., & Forsyth, J. P. (2005). Acceptance and commitment therapy for anxiety disorders: A practitioner's treatment guide to using mindfulness, acceptance, and values-based behavior change strategies. New Harbinger Publications. Feather, J., Ronan, K., & Innes, D. (2010). Cognitive behavioural therapy for child trauma and abuse: A step-by-step approach. Jessica Kingsley Publishers. Friedberg, R., & McMclure, J. (2002). Clinical practice of cognitive therapy with children and adolescents: Nuts and bolts. The Guilford Press. Matos, M. (Coord.) (2014). Vítimas de crime e violência. Práticas de intervenção. Psiquilíbrios Edições. Sani, A., & Caridade, S. (2018). Violência, agressão e vitimação: práticas para a intervenção (2ª ed.). Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não