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Disciplina Avaliação Psicológica Forense com Adultos

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos no dominio da avaliação psicologica forense com adultos - vítimas e agressores. De forma mais circunstanciada, pretende-se dotar os estudantes das competências teórico-práticas necessárias à atividade do psicólogo como perito forense, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos; às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados e à elaboração de relatórios periciais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Avaliação psicológica forense - Introdução e contextualização  - Enquadramento legal das perícias psicológicas e do papel do psicólogo enquanto perito forense - Perícia psicológica em complementaridade com a perícia psiquiátrica - Características, princípios, problemas técnicos e questões éticas - Impacto na tomada de decisão judicial   CP2. Processo de avaliação psicológica forense - Roteiros de avaliação e abordagens/metodologias de recolha de informação - Entrevista cognitiva   CP3. Relatórios de perícias psicológicas forenses - Objetivos, especificidades e recomendações de elaboração e redação   CP4. Avaliação psicológica forense em processo penal  - Avaliação de vítimas de violência doméstica - Avaliação de vítimas de violação - Avaliação de agressores conjugais - Avaliação de agressores sexuais - Avaliação de agressores em casos de maus-tratos/negligência   CP5. Avaliação psicológica forense em processo cível - Avaliação do exercício das responsabilidades parentais - Avaliação do dano psicológico
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Explicitar o enquadramento e evolução conceptual da avaliação psicológica em geral, e da avaliação psicológica forense em particular, atendendo às questões éticas, técnicas e legais; OA2. Dotar os estudantes das competências teorico-práticas necessárias para o planeamento e implementação de metodologias de avaliação adequadas às especificidades dos casos; OA3. Capacitar os estudantes para a elaboração de relatórios periciais (objetivos, especificidades e recomendações); OA4. Desenvolver e treinar competências de reflexividade crítica relativamente a instrumentos e protocolos de avaliação neste contexto.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de ensino para este formato incluem a aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas. Estas abordagens envolvem os estudantes de forma ativa, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos, colaborar com os colegas e analisar problemas do mundo real. Estas metodologias visam promover o conhecimento da vertente aplicada da psicologia forense na áreas da avaliação de vítimas e agressores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ackerman, M. (2010). Essentials of Forensic Psychological Assessement. John Wiley & Sons. Agulhas, R., & Anciães, A. (2014). Casos práticos em psicologia forense: enquadramento legal e avaliação pericial (2ª Ed.). Edições Sílabo. Barroso, R., & Neto, D. D. (Coords.). (2020). A Prática Profissional da Psicologia da Justiça. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Drogin, E., Dattilio , F., Sadoff, R., & Gutheil T. G.  (2011). Handbook of Forensic Assessment: Psychological and Psychiatric Perspectives. John Wiley & Sons. Groth-Marnat, G., Wright, A. J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). John Wiley & Sons Matos, M., Gonçalves, R. A. & Machado, C. (Coords.). (2011). Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios. Psiquilibrios Edições. Otto, R.K., DeMier, R.L., & Boccaccini, M. (2014). Forensic reports and testimony: A guide to effective communication for psychologists and psychiatrists. John Wiley & Sons.  
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