-
Apresentação
Apresentação
A atividade no âmbito da avaliação psicológica em contexto forense é exclusiva dos Psicólogos e constitui uma dimensão essencial, quer para o delineamento das intervenções, quer para a fundamentação de pareceres necessários à decisão judicial. A avaliação psicológica em contexto forense (crianças e adolescentes) é requerida em diferentes âmbitos judiciais (e.g. processos de promoção e proteção, tutelares educativos, regulação do exercício das responsabilidades parentais, penal) e exige competências e conhecimentos técnico-científicos especializados. O processo avaliativo, que decorre do planeamento e da adequação das técnicas e métodos às especificidades do examinando e aos objetivos da avaliação, exige o rigoroso cumprimento dos princípios éticos e deontológicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2203-23772
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Avaliação psicológica forense de crianças e adolescentes: Características e especificidades 1.1. Especificidades processuais e éticas; 1.2. Estratégias e metodologias de avaliação. 2. Protocolos de avaliação psicológica forense de crianças e adolescentes: dimensões centrais 2.1 Avaliação desenvolvimental e especificidades da avaliação do testemunho 2.2 Avaliação das capacidades cognitivas 2.3 Avaliação do ajustamento global 2.4 Avaliação de sintomatologia específica 2.5 Avaliação de comportamentos e crenças 2.6 Avaliação de risco e necessidades 2.7 Avaliação de recursos e relações de vinculação 2.8 Avaliação de outras problemáticas específicas (e.g. indicadores de psicopatia) 3. O relatório psicológico forense: objetivos, especificidades e recomendações 4. O testemunho do perito em tribunal: orientações específicas.
-
Objetivos
Objetivos
A presente UC visa o desenvolvimento de conhecimentos e competências no domínico da avaliação psicológica de crianças e adolescente em contexto forense. Pretende-se capacitar os estudantes com competências teórico-práticas necessarias à atividade do Psicólogo neste contexto, nomeadamente no que se refere à definição de procedimentos avaliativos, às estratégias e instrumentos de avaliação utilizados, à elaboração de relatórios forenses e ao testemunho enquanto perito no contexto judicial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
IA metodologia de ensino é predominantemente ativa, com discussão de casos concretos, numa perspetiva de integração entre a componente teórico-concetual e a dimensão prática no domínio da avaliação psicológica. A avaliação pode ser contínua ou não contínua. A avaliação contínua inclui 1 prova escrita (60%) e um trabalho prático (40%) realizado em pequeno grupo (relatório escrito grupo: 30%; apresentação oral individual: 10%). A avaliação não contínua inclui um exame final escrito sobre todos os conteúdos teórico-práticos (100%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não