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Apresentação
Apresentação
Nesta UC, pretende-se desenvolver nos estudantes competências de avaliação e intervenção psicológica forense com agressores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-23773
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. O processo de intervenção psicológica com agressores 1.1. Princípios das intervenções eficazes na intervenção com agressores 1.2. O processo de estruturação de programas e sessões de intervenção 1.3. Especificidades e questões éticas, de avaliação e formulação na intervenção com agressores juvenis e adultos 1.4. A intervenção psicológica com agressores no sistema de justiça juvenil e penal CP2. Modalidades de intervenção psicológica com agressores 2.1. Intervenção individual e grupal com agressores 2.1.1. Entrevista motivacional 2.1.2. Intervenção cognitivo-comportamental (modelos comportamentais, cognitivo-comportamentais, e contextuais de base evolucionária) 2.1.3. Programas estruturados de intervenção e sua eficácia CP3. Intervenção com diferentes tipologias de agressores 3.1. Agressores juvenis e adultos 3.1.1. Agressores com Perturbação de Conduta ou Perturbação de Personalidade Antissocial 3.1.2. Agressores em relações de intimidade
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Objetivos
Objetivos
OA1: Demonstrar e aplicar conhecimentos teórico-práticos acerca dos princípios básicos, modelos e modalidades de intervenção psicológica com agressores; OA2: Adquirir e desenvolver conhecimentos e competências acerca dos diferentes modelos e formulação de caso, bem como estratégias e técnicas de intervenção psicológica, atendendo às diferentes especificidades dos casos de agressão e violência; OA3: Aplicar os diferentes modelos e modalidades de intervenção psicológica a diferentes tipologias de agressores; OA4: Manifestar competências comunicacionais, orais e escritas, tecnicamente adequadas à descrição de casos e à sistematização da intervenção psicológica com agressores; OA5: Compreender e refletir critica e aprofundadamente sobre as implicações éticas e deontológicas relacionadas com o exercício de intervenção psicológica com agressores.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de ensino para esta UC incluem aprendizagem baseada em trabalhos práticos e/ou role-play, aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em problemas e uso de softwares ou plataformas úteis em contexto de aprendizagem e produção de escrita científica. Estas abordagens visam envolver os estudantes de forma ativa, permitindo-lhes aplicar conceitos teóricos, colaborar com os colegas, analisar e resolver problemas práticos do mundo real e utilizar ferramentas adequadas a uma melhor experiência de aprendizagem. Estas metodologias visam promover a aplicação prática do conhecimento teórico lecionado, bem como o desenvolvimento de competências essenciais na planificação e implementação de intervenções psicológicas com vista à reabilitação de pessoas agressoras.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, R. & Neto, D. (Eds.) (2020). A prática profissional da Psicologia na Justiça. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Miller, W. & Rollnick, S. (2023). Motivational interviewing: Preparing people for change (4th ed.). Guilford Press. Rijo, D., et al., (2017). Intervenção psicológica com jovens agressores. PACTOR. Simões, M., Almeida, L. & Gonçalves, M. (2017). Psicologia Forense: Instrumentos de avaliação. PRACTOR Young, J., Klosko, J. & Weishaar, M. (2003). Schema Focused Therapy: A practitioner’s guide. The Guilford Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não