-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC pretende-se que os estudantes coloquem em prática os conhecimentos e competências de investigação científica, através da elaboração de uma Dissertação de Mestrado. A orientação tutorial e tem como objetivo promover a progressiva autonomia dos estudantes nas principais etapas da investigação científica, desde a formulação de um problema de investigação até à publicação do trabalho científico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2203-23775
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Escrita científica e normas APA de formatação e referenciação. CP2. Procedimentos e aspetos metodológicos de execução do projeto de investigação (revisão da literatura, operacionalização de objetivos e hipóteses de investigação, recolha, tratamento e análise de dados e redação, interpretação e discussão dos resultados). CP3. Procedimentos éticos na condução de inv estigação em Psicologia Forense. CP4. Redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. CP5. Comunicação e divulgação dos resultados da investigação.
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia Forense. OA2: Conduzir pesquisas bibliográficas sobre a temática selecionada. OA3: Realizar uma leitura crítica de artigos científicos relativos à temática selecionada e proceder à sua síntese eintegração. OA4: Desenhar um projeto de investigação orientado e coerente com as questões de investigação e/ou hipótesesavançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável. OA5. Executar o plano de investigação (recolha, tratamento e análise de dados; redação, interpretação e discussão dos resultados); OA6. Redigir a dissertação em formato de artigo científico; OA7. Comunicar oralmente os resultados de um estudo original.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem colaborativa, Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem experiencial e Aprendizagem orientada para a investigação são metodologias inovadoras presentes nesta unidade curricular que conduz a uma dissertação em psicologia forense. Estas metodologias promovem o envolvimento ativo dos estudantes, a aplicação de conceitos teóricos, a colaboração com colegas e investigadores experientes, e a realização de experiências práticas de investigação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.).American Psychological Association. Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS. Sage. Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. Springer. Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. Wiley. McBride, D. (2016). The process of research in psychology. Sage. Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: A practical handbook. Sage. Bibliografia específica ao tema da dissertação de cada estudante.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não