-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da Vitimologia enquanto área de saber, explorando a sua evolução histórica, conceptual e epistemológica e o papel da vítima como objeto de estudo. Pretende-se abordar os conceitos fundamentais da Vitimologia, os principais dilemas e questões éticas e técnicas, e dar a conhecer diferentes tipos de vitimação, a sua epidemiologia, dinâmicas abusivas, impacto nas vítimas, instrumentos de mensuração e respostas de apoio. No final da UC, os estudantes devem ser capazes de compreender a emergência e evolução paradigmática da Vitimologia; compreender e refletir sobre o papel da vítima no crime, as experiências de vitimação, os sistemas de apoio formal e informal e os dilemas e questões éticas a gerir; compreender os principais tipos de vitimação e dinâmicas específicas; e reconhecer novos tipos e formas de vitimação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2203-2617
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Abordagem histórica, teórica e epistemológica da Vitimologia 1.1. Emergência e evolução da Vitimologia enquanto área de conhecimento 1.2. A vítima enquanto objeto de estudo 1.3. Teorias explicativas da vitimação e perfis de vitimação 1.4. Instrumentos de mensuração 1.5. Orientações gerais no apoio à vítima e desafios da Vitimologia atual CP2. A vítima e o sistema de Justiça 2.1. Contextos de atuação do psicólogo 2.2. Requisitos e competências dos técnicos de apoio à vítima 2.3. A vítima, os seus direitos e os mecanismos de apoio 2.4. Dilemas e desafios da interface com o sistema de justiça CP3. Enquadramento conceptual e caracterização dos principais tipos de vitimação 3.1. Vitimação na infância/adolescência e processos pós-vitimação 3.1.1. Abuso e negligência 3.1.2. Abuso sexual 3.2. Vitimação na idade adulta e processos pós-vitimação 3.2.1. Violência nas relações de intimidade 3.2.2. Violência sexual 3.3. Outros tipos de vitimação (ex.: stalking, tráfico de seres humanos, bullying, etc)
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Reconhecer a Vitimologia enquanto área de conhecimento autónoma. OA2. Explicar o desenvolvimento histórico da Vitimologia e as transformações ideológicas e políticas associadas. OA3. Explicar e diferenciar as principais teorias explicativas da vitimação e principais instrumentos de mensuração. OA4. Reconhecer a organização dos sistemas de intervenção com vítimas e refletir sobre as questões ético-deontológicas na articulação entre a vítima e o sistema de justiça. OA5. Reconhecer os principais tipos de vitimação na infância, adolescência e idade adulta e explicar a sua epidemiologia, dinâmicas abusivas, modelos conceptuais explicativos e o impacto psicossocial associado. OA6. Reconhecer e discutir outros tipos de vitimação que recentemente integraram os espaços de discussão e investigação neste domínio. OA7: Aplicar e integrar os conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos e na análise crítica de artigos científicos sobre as temáticas em apreço.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Componente teórica-prática, com análise e discussão de casos práticos. Atividades de demonstração (roleplay) em pequenos grupos. Análise de artigos em pequeno grupo e posterior discussão em turma.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, R., & Neto, D. D. (Coords.). (2020). A prática profissional da Psicologia na Justiça. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Burgess, A. W. (2017). Victimology. Theories and applications (3rd Ed.). Jones and Bartlett Publishers. Cuevas, C., & Rennison, C. (2016). Handbook on the Psychology of Violence. Wiley-Blackwell. Cunningham, H., & Berry, W. (2012). Handbook on the Psychology of Violence. Nova Science Publishers. Daigle, L. E. (2018). Victimology. A text/reader (2nd Ed.). Sage Doerner, W.G., & Lab, S. P. (2017). Victimology (8th ed.). Routledge Machado, C. (2010). Vitimologia: das novas abordagens teóricas às novas práticas de intervenção. Psiquilibrios Edições. Machado, C. (2010). Novas formas de vitimação criminal. Psiquilibrios Edições. Matos, M. (2014). Vítimas de crime e violência: Práticas de intervenção. Psiquilibrios Edições. Walklate, S. (2018). Handbook of victims and victimology (2nd Ed.). Routledge.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não