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Apresentação
Apresentação
A intervenção da Psicologia nos contextos de trabalho – através da análise, implementação, desenvolvimento e avaliação das várias atividades de gestão das pessoas – assume um papel fundamental na prossecução do bem-estar e da promoção do trabalho digno. Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências que permitam em contexto profissional, de forma autónoma e com sucesso, levar a cabo diferentes tarefas de Gestão do Capital Humano, assumindo um papel estratégico na gestão das empresas e instituições.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-14085
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
(CP1) A natureza do capital humano: uma perspetiva psicológica, (CP2) As organizações e a gestão do capital humano: contributos para a eficácia organizacional, (CP3) As tendências atuais e o futuro do trabalho (CP4) Processos e atividades da GCH: como as organizações obtém o Capital Humano que necessitam? (CP4.1) Análise e descrição de funções (CP4.2) Planeamento de Capital Humano (CP4.3) Recrutamento e seleção (CP4.4) Acolhimento, integração e socialização (CP5) Avaliação, desenvolvimento e capacitação do Capital Humano (CP5.1) Políticas de formação e desenvolvimento (CP5.2) Gestão e avaliação do desempenho (CP5.3) Desenvolvimento e gestão de carreiras (CP5.4) Políticas de remuneração e recompensas (CP = Conteúdos programáticos)
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Objetivos
Objetivos
Ao terminar esta UC, espera-se que os/as estudantes tenham desenvolvido os seguintes conhecimentos e competências: (OA1) Compreender o conceito e objetivos da Gestão do Capital Humano, enquadrá-lo numa perspetiva multidisciplinar e compreender os contributos da Psicologia para o seu desenvolvimento, (OA2) Conhecer e utilizar de forma integrada as metodologias, técnicas e ferramentas relacionadas com o planeamento, recrutamento, seleção e integração de trabalhadores, (OA3) Conhecer e aplicar os pressupostos e modelos de definição das políticas de formação, gestão de carreiras e de gestão e avaliação do desempenho, (OA4) Aplicar os conceitos e princípios de eficácia na definição de políticas de remunerações, (OA5) Compreender os conceitos teóricos e desenvolver as atividades de Gestão do Capital Humano em vários contextos empresariais. (OA = Objetivos de aprendizagem)
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo de ensino-aprendizagem privilegiará a adoção de metodologias ativas que permitam a apropriação de consolidação dos conteúdos, nomeadamente por via da promoção do debate e discussão em subgrupos, trabalho autónomo em cooperação e tarefas de cocriação de produtos originais na área temática da Unidade Curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Caetano, A. & Vala, J. (2007) Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas. RH Editora. Cascio, W. (2005). Applied Psychology in Human Resource Management. Prentice-Hall. Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management. Pearson Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0: Entre a continuidade e a ceinvenção. In C. Machado, J. Davim, J. (Eds.). Organização e Políticas Empresariais. Almedina. Edar, W. & Harris, M. (1999). The Employment Interview Handbook. Sage. Ferreira, A. I., Nunes, F. G., Duarte, H., & Martinez, L. F. (2015). GRH para gestores. Editora RH. Ferry, J., & Jansen. P. (1997). Assessment Centers. John Wiley & Sons. Neves, J. G., Garrido, M. V., & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, Interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Edições Sílabo. Pina e Cunha, M., Rego, A. Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Editora RH.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não