-
Apresentação
Apresentação
Desenvolvimento organizacional mediante desenvolvimento de competências dos colaboradores. Ferramenta privilegiada de promoção da mudança organizacional, retenção de talento e eficácia organizacional. Integra aspetos de Gestão e Psicologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1705-14088
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Storytelling da Formação - evolução (aprendizes, JIT, ADDIE e AGILE) A aprendizagem como ferramenta de Gestão da Mudança - Ciclo Estratégico de Formação e Desenvolvimento Organizacional (Organizações aprendentes) Psico-pedagogia da Aprendizagem - Princípios, fatores, tipos de aprendizagem e implicações para a aprendizagem de adultos e Long Life Learning Objetivos, métodos e técnicas de Formação (objetivos pedagógicos, métodos e técnicas pedagógicas, conceção e implementação, avaliação da formação) Teorias fundamentais em design de aprendizagem digital (Design de experiência de aprendizagem, Design Thinking, Peeargogy) O estado da arte em formação – sec. XXI (gamificação, aprendizagens colaborativas, academias, o poder da IA, micro-learning) Coaching – competências, objetivos, modelos (GROW, inquérito apreciativo); técnicas (questionamento, análise SWOT, janela de Johari) Desafios contemporâneos do coaching - ética; fundamentação científica; coaching pelas forças
-
Objetivos
Objetivos
A aprendizagem e o desenvolvimento concentram-se na concepção, entrega e avaliação de programas de formação e desenvolvimento para indivíduos e organizações. Desenvolverá competências como formador e capacidade para criar experiências de aprendizagem eficazes. Além disso, desenvolverá competências fundamentais para ser um gestor de formação. Exploraremos tópicos como design instrucional, teoria da aprendizagem de adultos, e-learning, financiamento da formação, o papel da IA, aprendizagem ao longo da vida e gamificação, bem como usar várias tecnologias de aprendizagem e métricas de L&D. Explorando a encruzilhada entre o ciclo de negócios e o L&D poderá demonstrar o valor estratégico destes projetos. Para tal desenvolveremos temas como Aprendizagem Organizacional, o futuro do emprego e da aprendizagem, novos espaços para projetos de L&D. Serão também abordados fundamentos do coaching, desenvolvendo competências para entender o propósito e as regras básicas do coaching e de modelos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos serão desafiados a conduzir projetos em contexto real e a analisar casos colaborativamente. Valoriza-se o feedback do grupo e o debate, bem como a utilização de plataformas digitais e o reversed learning. 40% das horas da UC serão dedicadas à exposição de conteúdos (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garrett, B. (2000). The Learning Organisation: Developing Democracy at Work . London: Harper Collins. Gibb, S. J. (2011). Human Resource Development; Process, Practices and Perspectives at Work, 2nd edition. Basingstoke: Palgrave. Harrison, R. (2009). Learning and Development . London: McGraw Hill. Kirkpatrick, Donald L. , & Kirkpatrick, James D. (2006). Evaluating training programs: the four levels (3rd ed). S. Francisco: Berrett-Koehler. Klein , Stephen B. (2012). Learning: principles and applications (6th ed ). London: Sage. Marcus-Quinn, A., & Hourigan, T. (Eds.). (2021). Handbook for online learning contexts: digital, mobile and open Smith, W.-A., Boniwell (2021). Positive psychology coaching in the workplace Pereira, Alexandra Barosa (2007). Coaching em Portugal: teoria e prática . Lisboa: Edições Sílabo. Wilson, J.P. (2012). Human Resource Development. London: Kogan Page. Zeus, P., & Skiffington, S. (2003). The complete guide to coaching at work . New York: McGraw-Hill Education
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não