filmeu

Disciplina Stresse e Qualidade de Vida no Trabalho

  • Apresentação

    Apresentação

    A natureza do trabalho e as características das organizações influenciam a qualidade de vida das pessoas. As mudanças radicais passadas e em curso no contexto social, económico e organizacional desencadeiam alterações nos fatores de risco profissionais e respetiva magnitude e impactos em pessoas e organizações. Nesta UC pretende-se sensibilizar os estudantes para os fatores acima referidos e dotá-los de ferramentas para diagnóstico e intervenção em matéria de QoLW e Stress no contexto organizacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Qualidade de vida no trabalho (QoLW) 1.1 Evolução do conceito 1.2 Determinantes da qualidade do ambiente de trabalho: Fatores físicos; Fatores humanos e ergonomia; Fatores psicossociais; Fatores organizacionais e do trabalho. 1.3 Locais de trabalho saudáveis   2. Stress e riscos psicossociais 2.1 Evolução dos conceitos 2.2 Stress: Consequências na saúde e bem estar físico, psicológico e social 2.3 Stress: Causas / fatores de risco 2.4 Stress: Mitigadores / fatores de proteção 2.5. Avaliação, gestão e comunicação de riscos.   3. Saúde e bem estar no local de trabalho 3.1 Diagnóstico psicossocial no trabalho e nas organizações: métodos, técnicas e medidas 3.2 Prevenção de riscos e promoção da saúde: Formação e Intervenção¿ 3.3 Programas de promoção da saúde e bem estar no local de trabalho
  • Objetivos

    Objetivos

    A natureza do trabalho e as características das organizações influenciam a qualidade de vida das pessoas. As mudanças passadas e em curso no contexto social, económico e organizacional, desencadeiam alterações nos fatores de risco profissionais e seus impactos nas pessoas e organizações. Nesta UC pretende-se sensibilizar os estudantes e dotá-los de ferramentas para diagnóstico e intervenção em matéria de QoLW e Stress no contexto organizacional. No final da UC os estudantes deverão ser capazes de: OA1) caracterizar diferentes abordagens explicativas e interventivas relativas à Qualidade de Vida e Stress no local de trabalho; OA2) caracterizar fatores (físicos, humanos, psicossociais, organizacionais) potenciadores de desequilíbrios; OA3) identificar perfis e situações de risco; OA4) saber usar métodos, técnicas e instrumentos de diagnóstico adequados a temas e contextos específicos; OA5) conhecer estratégias de prevenção e intervenção.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias usadas em aula são: a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; visionamento e análise de excertos de filmes e documentários; análise de artigos científicos; exercícios; apoio tutorial aos trabalhos. 60% horas de contacto será dedicada à exposição de conteúdos teóricos e os restantes 40%, à realização de atividades que visam o treino de competências técnicas e o desenvolvimento de competência de trabalho em equipa, através de dinâmicas de grupo. No Moodle os alunos encontrarão os slides dos conteúdos apresentados nas aulas teóricas, bem como outras referência bibliográficas de leitura (que será obrigatória ou opcional, consoante a informação dada pelos docentes). É esperado que os alunos pesquisem e leiam conteúdos que vão para além daqueles apresentados no Moodle, nomeadamente as referências de leitura obrigatória identificadas na Ficha de Unidade Curricular. A participação nas atividades na aula é valorizada.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aven, T., Ben-Haim, Y., Boje Andersen, H., Cox, T., Droguett, E. L., Greenberg, M., ... & Thompson, K. M. (2018). Society for risk analysis glossary. Arlington: SRA. OMS (2010). Ambientes de trabalho saudáveis: Um modelo para ação. Geneva: World Health Organization. Pina e Cunha, M. & Rego, A. (2003). Comportamento organizacional e gestão: Instrumentos de medida. Lisboa: Escolar Editora.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios