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Apresentação
Apresentação
Os desafios atuais colocados às organizações pela globalização, troca de informação, internacionalização das organizações e livre circulação de trabalhadores no espaço europeu podem, por um lado, abrir vantagens competitivas para as empresas e profissionais, mas traduzem-se, por outro, em dificuldades associadas ao confronto entre diferentes padrões culturais e ao desenraizamento dos trabalhadores da sua própria cultura. Assim, a diversidade cultural presente nas organizações e entre organizações poderá ser uma mais-valia, mas apenas se for bem gerida.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-14596
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Sociedade e globalização. Conceito de globalização Migração e processo de aculturação Comunicação intercultural 2. Fundamentos da relação entre organizações e cultura Cultura e organização: culturas nacionais e organizacionais Valores culturais e modelos de dimensões culturais Dimensões culturais e implicações no contexto de trabalho 3. O psicólogo no contexto internacional Medidas globais e individuais sobre diferenças culturais Training cultural Valores culturais e processos de liderança Outros impactos dos aspectos culturais: equipas de trabalho, questões de género, valores e ética
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem o objectivo de capacitar os alunos a aplicar a psicologia do trabalho aos contextos internacionais e multiculturais. No final, os estudantes deverão ser capazes de: Introduzir e enquadrar a problemática da sociedade globalizada (O1); Descrever o que é cultura e como esta influencia as relações entre pessoas em contexto organizacional (O2); Descrever os principais processos de transição cultural (O3); Explicar a aplicação da psicologia nos diversos campos das relações internacionais (O4); Aplicar os conhecimentos na análise dos problemas psicológicos dos atores das relações internacionais, em diversos contextos organizacionais (O5); Sugerir formas de intervenção na gestão da diversidade cultural dentro das organizações e na integração de expatriados (O6).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
•Berry, J. W., Poortinga, Y. H., Brengelmaus, S. M., Athanasios (2011). Cross-cultural psychology: Research and applications . Thousand Oaks CA: Sage Publications. •Den Hartog, D. N., & De Hoogh, A. H. (2024). Cross-Cultural Leadership: What We Know, What We Need to Know, and Where We Need to Go. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 11(1), 535-566. •Finuras, P. (2011). Gestão intercultural: Pessoas e carreiras na era da globalização. Lisboa: Edições Sílabo. •Hofstede, G.J., Pedersen, P.B., Hofstede, G. (2002). Exploring culture. Yarmouth, ME: Intercultrual Press. Volckmar-Eeg, M. G., & Enoksen, E. (2020). Navigating the multifaceted landscape of culture and social work: A qualitative evidence synthesis of cultural competence and cultural sensitivity in practice. Journal of Comparative Social Work, 15(2), 101–126.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não