-
Apresentação
Apresentação
O objectivo desta UC é fornecer aos estudantes um quadro teórico e metodológico para a compreensão da dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais da actualidade. É dado ênfase ao papel da actividade económica e dos contextos sociais do consumo e comportamento humano no desenvolvimento sustentável. Pretende-se também que os estudantes conheçam metodologias de intervenção baseadas no conhecimento psicológico que possam dar resposta a esses problemas, facilitando a integração em equipas multidisciplinares, nomeadamente na área das ciências comportamentais aplicadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1705-14597
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. Questões globais e responsabilidade social Visão dos problemas ambientais e sociais globais Dimensão humana da sustentabilidade Responsabilidade social das organizações Impactos e relação com a comunidade Ética nas organizações B. Comportamento sustentável Conceito de comportamento sustentável Valores, atitudes e comportamentos sustentáveis Estilos de vida e consumo sustentável Determinantes socio-normativos do comportamento sustentável Estratégias de intervenção e promoção do consumo e comportamento sustentável
-
Objetivos
Objetivos
Os/as estudantes devem desenvolver as seguintes competências: - Analisar e compreender a dimensão humana das causas e consequências dos problemas ambientais e sociais - Compreender e discutir o papel da actividade económica e da responsabilidade social das organizações no desenvolvimento sustentável - Definir consumo responsável e comportamento sustentável e distinguir os seus determinantes psicossociais - Conhecer e aplicar as abordagens e técnicas de intervenção na promoção do comportamento sustentável.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Agudelo, M. A., Jóhannsdóttir, L., & Davídsdóttir, B. (2019). A literature review of the history and evolution of corporate social responsibility. International Journal of Corporate Social Responsibility,4:1. https://doi.org/10.1186/s40991-018-0039-y Boatright, J. R. (2014). Ethics and the Conduct of Business (7th Ed). Pearson. Costa, M. A., Santos, M. J., Seabra, F. M., & Jorge F. (Orgs.) (2011), Responsabilidade social: Uma visão ibero-americana. Editora Almedina. Fleury-Bahi, G., Pol, E. & Navarro, O. (Eds.) (2017), Handbook of environmental psychology and quality of life research (pp. 149-169). ISBN 978-3-319-31416-7. doi 10.1007/978-3-319-31416-7
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não