-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os alunos de competências de investigação e análises de dados em Psicologia, incidindo sobre técnicas de análise de dados quantitativos no âmbito da psicometria e da estatística inferencial, e técnicas de análise de dados qualitativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1705-24940
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Métodos de análise de dados qualitativos: Análise de conteúdo temática CP2. Métodos de análise de dados quantitativos: estatística descritiva e estatística inferencial CP3. Psicometria CP3.1. Conceito de escalas psicométricas e teoria da medida em psicometria CP3.2. Validação psicométrica de testes de medida: Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória CP4. Estatística Inferencial: CP4.1. Análise de Variância Univariada e Multivariada CP4.2 Análise de Variância com Medidas Repetidas CP4.3. Relação linear entre duas variáveis: Correlação, Regressão Linear Simples e Múltipla CP4.4. Modelos de Mediação CP4.5. Modelos de Moderação
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Conduzir uma análise de dados qualitativos OA2. Conhecer as teorias psicométricas e pressupostos subjacentes à construção de escalas OA3. Conduzir a análise das características psicométricas de uma escala e interpretar os seus resultados OA4. Compreender a relação entre hipótese conceptual, design de um estudo, procedimento estatístico e hipótese estatística OA5. Aplicar as técnicas estatísticas de Análise de Variância e Multivariância a problemas no domínio da Psicologia Social e das Organizações com amostras intra e inter-sujeitos OA6. Aplicar modelos de Regressão Linear Simples, Múltipla, de Mediação e Moderação a problemas no domínio da Psicologia Social e das Organizações OA7. Escolher e aplicar diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados OA8. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados OA9. Utilizar de forma adequada e eficaz software de análise estatística.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas desta UC, de caráter teórico-prático (TP), têm uma componente essencialmente aplicada, na qual os alunos aplicam as competências teóricas adquiridas através de atividades práticas concretas e contextualizadas na área de PSO. Estas atividades incluem, por exemplo, a condução, análise e discussão dos procedimentos de análise de dados aplicados. A aplicação prática dos conceitos aprendidos será igualmente realizada utilizando os dados de um estudo desenvolvido pelos próprios alunos, no decurso da UC de Métodos de Investigação I, possibilitando aos alunos explorar todas as fases de um processo de investigação ao longo dos dois semestres. Para envolver os alunos na investigação desenvolvida na área de PSO, serão apresentados estudos publicados internacionalmente que utilizem as metodologias e métodos lecionados. Além disso, sempre que possível, procurar-se-á envolver os estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de Investigação e Desenvolvimento (HEI-Lab).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bardin,L. (2004). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Flick, U. (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa (3.ª Ed.). Porto Alegre: Artmed. Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. Hayes, A. F. (2017). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. New York:Guilford Publications. Navarro et al. (2019). Learning Statistics with JASP: A Tutorial for Psychology Students and Other Beginners. Available at https://learnstatswithjasp.com. Urbina, S. (2014). Essentials of psychological testing (2nd ed.). John Wiley & Sons, Inc. https://doi.org/10.1002/9781394259458 Watt, R., & Collins, E. (2019). Statistics for Psychology: A Guide for Beginners (and everyone else). SAGE Publications Limited. Willig, C. & Stainton-Rogers (2008). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. SAGE Publications Ltd.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não