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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como principal objetivo capacitar os alunos a identificar e explorar oportunidades inovadoras no mercado, seja em empresas já estabelecidas ou em startups. Os alunos serão orientados sobre os passos necessários para converter uma ideia inovadora num empreendimento de sucesso, incluindo a recolha de informação crítica para a análise de viabilidade e a elaboração de um plano de negócios robusto. A unidade curricular visa, assim, motivar e preparar os alunos para que possam desenvolver projetos inovadores, capazes de contribuir significativamente para o crescimento e a competitividade das empresas e startups onde venham a atuar. No final, os alunos estarão aptos a liderar processos de inovação, gerir projetos inovadores e empreender com sucesso no mercado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6812-13314
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução a Gestão da Inovação e Empreendedorismo 1.1 Porquê inovar 1.2 Tipos de inovação 1.3 Processo de gestão da inovação 1.4 Ligação entre a gestão de inovação e empreendedorismo 1.5 Norma Portuguesa para a Gestão da ID e Inovação (NP 4457:2007) 1.6 Casos de estudo 2. Empreendedorismo 2.1 Tornar ideias em negócios: um processo 2.2 Proposição de valor 2.3 Análise de mercado 2.4 Modelo de negócio 3. Desenvolvimento do plano de negócios 3.1 Conceitos financeiros 3.2 Métodos de avaliação de projetos 3.3 Risco e análise de sensibilidade 3.4 Estrutura do plano de negócios 4. Exploração do conhecimento e propriedade intelectual
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Objetivos
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular (UC) consiste em sensibilizar os estudantes para a importância da atitude empreendedora e de inovação; e dotar os alunos com conhecimento e competências técnicas e sociais que lhes permitam a transformação de uma ideia de negócio numa realidade organizacional concreta. Após a realização desta UC os alunos deverão ser capazes de: (1) compreender e distinguir os vários tipos de inovação; (2) compreender o processo de gestão da inovação; (3) conhecer os principais requisitos da Norma Portuguesa para a Gestão da ID e Inovação (NP 4457:2007); (4) reconhecer as diferentes modalidades da propriedade intelectual; (5) compreender o processo de tornar uma ideia num negócio; (6) saber recolher a informação necessária para realizar uma análise de viabilidade da ideia e redigir um plano de negócios. A UC propõe-se assim a motivar e preparar os alunos para desenvolver projetos inovadores nas empresas e/ou startups.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Todas as aulas serão teórico-práticas de modo a fomentar a aprendizagem através de metodologias do tipo learning-by-doing, problem-based learning, e pela procura ativa de conhecimentos. Tendo em conta que uma das atividades de avaliação é o desenvolvimento de um plano de negócios, esta metodologia permitirá o desenvolvimento deste passo-a-passo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, T. (2019). Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation. Harper Business. IAPMEI (2020). Manual do empreendedor. Lisboa: IAPMEI IAPMEI (2020). Como Elaborar um Plano de Negócios. Lisboa: IAPMEI Instituto Português da Qualidade (IPQ). (2007). NP 4457:2007 - Sistemas de gestão da investigação, desenvolvimento e inovação (IDI). Requisitos de um projeto de IDI. Lisboa: IPQ. Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., & Smith, A. (2020). Testing Business Ideas: A Field Guide for Rapid Experimentation. Wiley. Silver, A. & Stollman, L. (2017). Making Nutrition Your Business 2nd edition. American Dietetic Association & U.S. ISBN: 978-0-880-91952-4
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não