-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Química Medicinal e Terapêutica concentra-se no estudo detalhado dos alvos moleculares dos fármacos e na forma como estes interagem com o organismo para produzir efeitos terapêuticos mas também efeitos adversos. A UC explora a farmacodinâmica e farmacocinética, que explicam como os fármacos atuam e são metabolizados no corpo humano. O estudo inclui tópicos específicos como agentes antimicrobianos, antitumorais, colinérgicos, acetilcolinesterásicos, analgésicos opióides e anti-ulcerosos. Aborda também o desenho e descoberta de novos fármacos, utilizando métodos como relações quantitativas estrutura-atividade (QSAR) e síntese combinatorial. A UC fornece uma base sólida para a indústria farmacêutica e investigação científica, preparando os alunos para o desenvolvimento e inovação de novos medicamentos com base em bioactivos naturais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6812-25383
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à química farmacêutica orgânica: fármacos, alvos de fármacos e interações intermoleculares. 2.Alvos de fármacos: estrutura e função. Farmacodinâmica e farmacocinética. 3.Descoberta, desenho e desenvolvimento de fármacos: protótipos e análogos, isolamento, purificação e determinação da estrutura, fontes de protótipos e de fármacos a partir de produtos naturais, plantas medicinais. Optimização de interacções de alvos moleculares. Optimização de acesso ao alvo molecular. 4.Ferramentas para a comercialização: ensaios clínicos e pré-clinicos, patentes, assuntos regulamentares e desenvolvimento de processos químicos 5.Ferramentas para em química medicinal: Química combinatorial e Relações Quantitativas de Estrutura-Atividade (QSAR). 6.Tópicos em química Medicinal: agentes antimicrobianos, antivirais, anticancerígenos, Fármacos que afectam a neurotransmissão (colinérgicos, adrenérgicos e dopaminérgicos). Analgésicos opióides e anti-ulcerosos.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo o estudo da estrutura e a função dos alvos moleculares mais importantes de fármacos. São também importantes a farmacodinâmica e a farmacocinética, bem como os princípios e estratégias que envolvem a descoberta e desenho de novos fármacos para o desenvolvimento de medicamentos. O estudo do desenho de fármacos que envolve as relações QSAR (relações quantitativas de estrutura-atividade), a síntese combinatorial e a seleção de tópicos específicos que envolvem a química medicinal como o estudo de agentes antimicrobianos, antitumorais, colinérgicos, acetilcolinesterásicos, analgésicos opióides e agentes anti-ulcerosos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para a Unidade Curricular de Química Medicinal e Terapêutica, as metodologias inovadoras de ensino incluem o uso da plataforma online Moodle para fornecer materiais didáticos e facilitar a comunicação. As aulas teóricas são interativas, com métodos ativos como estudos de caso e debates. O curso integra atividades práticas realizadas nos laboratórios, onde os alunos aplicam conceitos experimentais. A aprendizagem baseada em projetos envolve a realização de trabalhos escritos e apresentações sobre tópicos específicos. Discussões de artigos científicos e a criação de portfólios digitais para documentar experiências são incorporadas para aprofundar a compreensão. O feedback contínuo e exames práticos e teóricos online oferecem flexibilidade e avaliação constante do desempenho dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Patrick, G. L. (2005). An Introduction to Medicinal Chemistry. Oxford: University Press. 2. Thomas, G. (2008). Medicinal Chemistry: An Introduction. New Jersey: John Wiley & sons. 3. Vollhardt, K. P. C., Schore, N. E. (2014). Organic Chemistry: structure and function. New York: Freeman and Company. 4. Clayden, J., Greeves, N., Warren, S., Wothers, P. (2001). Organic chemistry. Oxford; New York: Oxford University Press. 5. Foye, W.O., Lemke, T. L., Williams, D. A. (2012). Principles of Medicinal Chemistry. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não