-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC serão adquiridas noções sólidas de reatividade e aquisição das competências necessárias para a elaboração dos mecanismos associados às reações envolvidas nas diferentes classes de compostos lecionadas. Será também abordada a importância da área da síntese orgânica e serão adquiridas capacidades para compreender as interconversões de grupos funcionais e a relevância deste tema na área dos produtos naturais. Serão desenvolvidas capacidades fundamentais para a realização de reações em laboratório, bem como os motivos associados à realização de certos procedimentos práticos na execução das reações, do tratamento dos meios reacionais, e do isolamento e purificação de compostos orgânicos. Esta UC é fundamental no ciclo de estudos em que se insere, uma vez que permite a aquisição de conhecimentos basilares na área da química orgânica e que são essenciais para a área dos produtos naturais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6812-26
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Introdução Alcanos e reações radicalares Haletos de alquilo e reações de substituição nucleofílica Alcenos Alcinos Álcoois e fenóis Éteres e epóxidos Compostos aromáticos Aldeídos e cetonas Ácidos carboxílicos e derivados Aminas Aplicações em Química Orgânica
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos conceitos fundamentais em Química Orgânica, com particular ênfase em diferentes aplicações na área dos bioativos naturais. Pretende-se fornecer as competências necessárias para a compreensão de diferentes classes de compostos orgânicos, no que diz respeito à sua natureza, reatividade/síntese, propriedades e nomenclatura. Nas aulas tutoriais serão realizados trabalhos práticos adaptados à componente magistral, de modo a aplicar as reações estudadas mais representativas, formando o aluno para a realização de técnicas experimentais em Química orgânica, bem como para com os cuidados a ter na sua execução.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino inclui diversos instrumentos, baseados no ensino presencial magistral/tutorial (aulas teóricas, teórico-práticas e laboratoriais) e noutras ferramentas de caráter não-presencial (e.g. moodle). Na componente tutorial são aprofundados conceitos fundamentais do programa com a execução de reações representativas, com a aprendizagem das técnicas experimentais usadas em Química Orgânica e da resolução de problemas pré-anunciados. A avaliação é efetuada por avaliação contínua ou por exame final. A avaliação contínua engloba: (A) 3 frequências escritas (60%); (B) Desempenho nas aulas, realização de exercícios, apresentações, caderno e relatório (40%). Nota Final = A (60%) + B (40%). O aluno trabalhador-estudante que opte pela avaliação contínua deve cumprir os requisitos acima definidos. A avaliação por exame final abrange a totalidade do programa (exames escrito e laboratorial). A melhoria de nota realiza-se na forma de exame oral, reunindo todos os conteúdos programáticos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
David R. Klein, (2017) Organic Chemistry (3rd edition) Wiley Vollhardt, K. P. C., Schore, N. E., (2014) Organic Chemistry: structure and function, (6th edition), W. H. Freeman. Solomons, T. W. G., Fryhle C. B., Snyder, S.A. (2013) Organic chemistry, (11th ed.), Wiley.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não