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Disciplina Análise Estrutural

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Análise Estrutural foi desenvolvida com o objetivo de fornecer conhecimentos abrangentes e competências práticas nas metodologias instrumentais essenciais para a análise de compostos bioativos naturais. Esta unidade curricular é fundamental no campo da química de produtos naturais, onde a identificação e a quantificação inequívocas de compostos químicos são cruciais. A unidade curricular complementa o conhecimento teórico com exercícios práticos, assegurando assim a preparação dos alunos para funções profissionais que exijam competências em identificação estrutural. A importância desta unidade curricular é evidenciada pelo seu papel no desenvolvimento de novos agentes terapêuticos, na avaliação da segurança de produtos naturais e na investigação de compostos bioativos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear      1.1. Princípios físicos      1.2. Espectro de RMN e estrutura molecular      1.3. Espectroscopia de 1H RMN e 13C RMN      1.4. Espectros Bidimensionais (COSY, INADEQUATE, HETCOR, HMQC, HSQC, HMBC, NOESY) 2. Fundamentos da espectrometria de Massa      2.1. Aspetos gerais de espectrometria de massa      2.2. Interpretação de espectros e elucidação estrutural 3. Espectroscopias de UV/Visível      3.1. Introdução teórica      3.2. Preparação da amostra e análise espectral      3.3. Aplicações em espectroscopia de UV/Vis 4. Espectroscopia de Infravermelho e Raman      4.1. Princípios teóricos      4.2. Preparação das amostras e análise estrutural 5. Aplicações das técnicas a bioativos naturais      5.1. Técnicas hifenadas: GC-MS e LC-MS      5.2. Métodos qualitativos e quantitativos
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta unidade curricular é fornecer aos alunos conceitos fundamentais das principais metodologias instrumentais de análise de modo a desenvolver capacidades para elucidação estrutural de compostos bioativos naturais. Pretende-se fornecer conhecimentos teóricos e competências práticas para a identificação e/ou quantificação de espécies químicas de uma amostra. Ao abordar os fundamentos teóricos dos métodos, permite a aquisição de competências para a identificação química dos bioativos naturais. Desta maneira torna-se também possível a identificação de semelhanças e diferenças entre as metodologias espectroscópicas, permitindo a definição de estratégias para a minimização de potenciais interferentes na análise. Nas aulas teórico-práticas serão realizados exercícios adaptados à componente magistral, de modo a aplicar as metodologias estudadas formando o aluno para a identificação estrutural.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O ensino inclui o ensino presencial magistral (aulas teóricas e teórico-práticas) e outras ferramentas de caráter não-presencial (e.g. moodle). Baseiam-se numa aprendizagem ativa, recorrendo à resolução de exercícios e discussão de casos práticos. Será proposto um tema no âmbito da UC sobre o qual o aluno deverá apresentar um trabalho de revisão apresentação e discussão oral, sobre uma determinada molécula com base nas técnicas abordadas na UC, nomeadamente, a espectroscopia de ressonância magnética nuclear, espectrometria de massa, técnicas hifenadas (GC-MS e LC-MS), espectroscopias de UV/Visível, e espectroscopia de infravermelho e Raman.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Silverstein, R. M., Webster, F. X., Kiemle,D. J., (2007) Identificação espectrométrica de Compostos Orgânicos., 7th edição, LTC Editora. Williams, D. H., Fleming, I., (2019) Spectroscopic Methods in Organic Chemistry, 7th ed., Springer. Hesse M., Meier H., Zeeh B., (2021) Spectroscopic Methods in Organic Chemistry, 3rd ed. Georg Thieme Verlag Stuttgart, ISBN 9783132434080.  
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