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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação é crucial no mestrado em Bio.Natural. Esta uc desenvolve a compreensão das dimensões social, epistemológica, económica e metodológica da investigação, preparando os estudantes a desenhar, inovar e gerir um projeto de investigação e desenvolvimento experimental. Os estudantes aprendem a pesquisar e identificar referenciais, desenvolver conhecimentos sobre inovação e invenção, e estimular a criatividade na investigação. A UC ensina a definir estratégias para preparar um projeto de acordo com requisitos de financiamento e a conhecer as entidades e procedimentos para submissão de candidaturas e registo de patentes. Esta UC é fundamental no ciclo de estudos, pois capacita os estudantes a preparar o projeto da dissertação que irão realizar no 2º ano do mestrado. No final, os alunos estarão aptos a aplicar as capacidades adquiridas em contextos reais de investigação, contribuindo para o avanço científico e tecnológico.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6812-7351
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Aspectos gerais de metodologia científica. 2- Principais etapas do processo de investigação: planeamento, implementação, comunicação e valorização. 3- Investigação como um sistema de decisões. 4- Processos gerais da redacção, apresentação e publicação de trabalhos científicos. 5- Ferramentas digitais e aplicações informáticas de pesquisa e seleção de informação documental. 6- Aplicações informáticas utilizadas no planeamento da investigação. 7- Conceptualização de questões de investigação e o racional para justificar a pertinência de investigar sobre um tema na área dos Bioativos Naturais. 8- Conceitos básicos de bioética.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver a compreensão das dimensões social, epistemológica, económica e metodológica da investigação como suporte ao seu desenho e divulgação. Promover a capacidade para desenhar projetos, inovar e gerir a investigação e desenvolvimento experimental, desde a conceção da idea ao resultado para o mercado e para a sociedade. Saber pesquisar e identificar referenciais para preparar projectos de investigação. Desenvolver os conhecimentos sobre os conceitos de inovação e invenção. Estimular a criatividade na investigação e o registo de invenções. Os estudantes deverão, no final dos estudos, ser capazes de: definir uma estratégia para preparar projectos segundo os requisitos de candidatura a financiamento nacional ou internacional aplicando as capacidades de pesquisar, identificar, e escolher métodos e técnicas adquiridas. Conhecer as entidades (nacional e internacional), condições e procedimentos para submissão de candidaturas e para o registo de patentes ou outra proteção intelectual.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O curso consiste maioritariamente em sessões de trabalho com tema individual, orientadas com momentos de lição expositiva, pesquisa pelos estudantes de publicações científicas para garantir a descrição do estado da arte de cada tema em modo de Revisão Sistemática sempre que aplicável, e seminários de grupo incluindo análise crítica de artigos científicos (clubes de revisão de literatura) e apresentações pelos alunos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beauchamp, T. L., & Childress, J. F. (2019). Principles of Biomedical Ethics. New York, NY: Oxford University Press. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2017). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Day, R. A., & Gastel, B. (2021). How to Write and Publish a Scientific Paper. Cambridge, UK: Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não