filmeu

Disciplina Métodos Avançados de Pesquisa

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC pretende que os estudantes desenvolvam competências necessárias à prática de investigação científica, bem como à análise crítica de estudos empíricos da área.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Concetualização do quadro de investigação    1.1. A construção do objeto de pesquisa    1.2. A teoria e a delimitação da problemática teórica: a construção do modelo de análise    1.3. As questões éticas na investigação social 2. Escolha dos métodos e técnicas de recolha e análise    2.1. Pressupostos teóricos     2.2. A escolha dos métodos de investigação     2.3. As principais técnicas de recolha de dados    2.4. As principais técnicas de análise de dados 3. Operacionalização do processo de pesquisa    3.1. O acesso e seleção do campo empírico    3.2. Definição e negociação de papéis (do investigador)    3.3. A seleção do Universo e Amostra 4. O processo de redação    4.1. Estrutura geral de apresentação    4.2. Construção do discurso; estilos de redação, erros comuns    4.3. As citações    4.4. As referências bibliográficas
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes: a) Compreendam o processo de investigação nas ciências sociais, desde a formulação do problema até à apresentação dos resultados; b) Sejam capazes de identificar e distinguir entre métodos quantitativos e qualitativos, reconhecendo os seus pressupostos epistemológicos e especificidades metodológicas; c) Conheçam as virtualidades e limitações das diversas técnicas de recolha e análise de dados, incluindo abordagens inovadoras; d) Desenvolvam capacidade crítica para analisar a qualidade metodológica de projetos de investigação; e) Aprendam a utilizar linguagem científica adequada e a formular temas e objetos de pesquisa de forma clara e rigorosa; f) Apliquem princípios éticos na prática investigativa.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular adota uma abordagem pedagógica centrada na aprendizagem ativa, reflexiva e crítica, combinando métodos tradicionais com estratégias inovadoras, promovendo a autonomia e o pensamento científico dos estudantes de mestrado, em fase de conceção dos seus projetos de investigação. A avaliação baseia-se num modelo contínuo, orientado para o desenvolvimento de competências analíticas, reflexivas e metodológicas, através de dois elementos: 1) trabalho final individual (80%); 2) exercícios práticos em aula (20%). O trabalho final consiste na análise crítica de 10 artigos científicos ligados ao tema da futura dissertação, promovendo uma leitura metodológica aprofundada da literatura, com foco na diversidade de abordagens, técnicas e fundamentos epistemológicos em ciências sociais. A não aprovação em avaliação contínua implica a realização de um exame de recurso ou trabalho escrito (100%), sendo necessária a nota mínima de 10 valores para aprovação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bryman, A., Bell, E., Reck, J., & Fields, J. (2021). Social research methods. Oxford University Press, Incorporated. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative research (5th ed.). SAGE Publications. King, G., Keohane, R. O., & Verba, S. (2021). Designing social inquiry: Scientific inference in qualitative research (New ed.). Princeton University Press. Gronmo, S. (2023). Social research methods: Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. SAGE Publications. Olsen, W. (2022). Systematic mixed-methods research for social scientists. Springer International Publishing. Jha, A. (2023). Social research methodology: Qualitative and quantitative designs. Taylor & Francis.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios