Disciplina Seminário Temático II - Contextos e Expressões dos Comportamentos Desviantes e da Violência
-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos relativos aos distintos contextos e expressões dos comportamentos desviantes (CD) e da violência, desde as competências analíticas ao conhecimento e aplicação das teorias explicativas e das ferramentas metodológicas à identificação das especificidades e contextos de intervenção social nesta área.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT464-2-25445
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Abordagem conceptual ao comportamento desviante e à violência 1.1. Definições, discussão crítica e distinção entre conceitos 1.2. A biopsicossociologia do comportamento desviante e da violência: transdisciplinaridade e complexidade explicativa 1.3. Manifestação do comportamento desviante e da violência ao longo da vida: Análise de fatores de risco e de proteção em diferentes idades 2. Teorias explicativas do comportamento desviante e da violência: biológicas, psicológicas e sociológicas 3. Contextos e expressões do comportamento desviante e da(s) violência(s) 3.1. Contextos do comportamento desviante e da(s) violência(s): familiar, escolar, reclusão, local de trabalho, comunitário, rua 3.2. Expressões do comportamento desviante e da(s) violência(s): comportamentos aditivos; prostituição; desigualdade social, delinquência; violência doméstica; violência no namoro; violência nas relações de intimidade; violência nos idosos; terrorismo
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer, compreender e explicar o modo como o CD e a(s) violência(s) têm sido concetualizados, designadamente ser capaz de distinguir estas noções de outras e compreender a sua relativização sociocultural e temporal (Re)conhecer e diferenciar as diferentes teorias explicativas do CD e da(s) violência(s), nomeadamente os seus antecedentes, princípios, implicações e limitações Refletir criticamente sobre a capacidade explicativa das diferentes teorias sobre o CD e a(s) violência(s) Reconhecer e refletir criticamente sobre os fatores de risco resultantes dos modelos teóricos e da investigação sobre o CD e a(s) violência(s) Desenvolver capacidades de reflexão críticas e competências analíticas para abordar o CD e a(s) violência(s) como fenómenos sociais Conhecer os contextos e expressões do CD e da(s) violência(s), compreender a sua complexidade e ser capaz de as explicar, compreender ou interpretar tendo em conta os contributos das diferentes áreas disciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O modelo de ensino baseia-se em aulas teórico-práticas. Estas terão um carácter expositivo e exigirão a participação ativa dos estudantes, que serão convidados a envolver-se em tarefas de discussão das diversas temáticas constantes do programa, trabalhadas em grupo e discutidas em sala de aula. Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, designadamente: exposição oral com apoio de materiais audiovisuais; diálogo interativo; atividades práticas de pequeno grupo em sala de aula; feedback por pares e por docente; exposições por especialistas das temáticas abordadas; estudo autónomo e análise de textos recomendados. A avaliação contínua da UC incidirá sobre a elaboração de um trabalho final (80%) - apresentação e defesa individual (10%) e trabalho escrito (70%). A participação nas atividades propostas em aula é ainda considerada para a avaliação final (20%). Os estudantes sem aprovação na AC podem submeter-se a exame na época recurso.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Roberson, C., & Garrido, E. (2020). Deviant behavior. Routledge Vazsonyi, A.T., Flannery, D.J., & DeLisi, M. (2018). Violent behavior and aggression (2ª Ed). Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não