-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular visa aprofundar a compreensão teórica e prática do Serviço Social em contextos de risco e violência. Através de uma abordagem crítica e reflexiva, os/as estudantes terão a oportunidade de analisar diferentes formas de violência e os desafios que impõem à intervenção profissional. A unidade curricular incentiva à reflexão sobre metodologias de intervenção, redes de suporte, serviços especializados e políticas públicas que garantem a proteção e promoção de direitos das populações em situação de vulnerabilidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT464-2-25446
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Paradigmas e Debates Atuais em Serviço Social no Âmbito do Risco e da Violência 1.1. Introdução ao conceito de risco 1.1.1. Definição de risco 1.1.2. O risco no serviço social 1.1.3. Modelos de identificação e avaliação do risco 1.1.4. Gestão do risco na prática profissional 1.2. Introdução ao conceito de violência 1.2.1. Definição de violência 1.2.2. Tipologia e natureza da violência 1.2.3. Violência e masculinidades 1.3. Intervenção do Serviço Social em Situações de Risco e Violência 1.3.1. Serviço social forense: abordagem conceptual, competências e áreas de atuação 1.3.2. Procedimentos de atuação em situações de risco e violência 1.3.3. Políticas de promoção dos direitos das vítimas de crime 2. Práticas e Programas de Proteção e Prevenção do Risco e da Violência 2.1. No âmbito intrafamiliar 2.2. No âmbito da infância e juventude 2.3. No âmbito escolar 2.4. No âmbito da reinserção social e serviços prisionais 2.5. No âmbito da violência contra populações vulneráveis
-
Objetivos
Objetivos
1. Compreender os conceitos e tipologias de risco e violência. 2. Refletir criticamente sobre o papel do Serviço Social na proteção e prevenção de situações de risco e violência. 3. Desenvolver competências para a identificação, avaliação e resposta a situações de risco e violência. 4. Conhecer políticas públicas de proteção e intervenção. dos direitos das vítimas 5. Conhecer práticas e programas de proteção e prevenção do risco e da violência em Portugal
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: Adoção de metodologias participativas, combinando exposições teóricas, exercícios em sala de aula e debates. Serão promovidos seminários com especialistas e apresentações orais para estimular a aplicação prática dos conhecimentos. A análise de documentos, bem como a utilização de materiais audiovisuais, facilitará a compreensão dos temas. Avaliação: A avaliação é contínua a partir dos seguintes elementos: 1) Trabalho escrito (50%); 2) Apresentação oral (30%); Participação ativa (10%); 3) Assiduidade e pontualidade (10%). A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso é constituído por um trabalho individual escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (2019). Manual para agentes qualificados/as de atendimento à vítima. Heilman, B., & Barker, G. (2018). Masculine norms and violence: Making the connections. Promundo-US. Oliveira, M, & Pinto, P. (coord.) (2018). Da infância à terceira idade. Intervenção em contextos de violência e crime. Mais Leituras Editora. Sani, A. & Caridade, S. (coord.) (2016). Práticas de intervenção na violência e no crime. Pactor. Stalker, K. (2003). Managing risk and uncertainty in social work: A literature review. Journal of Social Work, 3(2), 211-233. Taylor, B. (2011). Working with aggression and resistance in social work. Learning Matters. Tina, M., Bradley, C., & Ward, K. (2009). Forensic social work: Psychosocial and legal issues in diverse practice settings. Springer.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não