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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo promover uma compreensão aprofundada das questões teóricas, éticas e deontológicas do Serviço Social, enquanto disciplina académica e profissão interventiva. Numa primeira parte, são exploradas as questões teóricas, com destaque para a análise da natureza, objetivos e valores do Serviço Social, os processos de construção do seu conhecimento, bem como os principais campos teóricos paradigmáticos e as teorias que sustentam a prática profissional. Na segunda parte, abordam-se as questões éticas, através do estudo das principais correntes do pensamento ético e da reflexão sobre o papel da ética na intervenção do/a assistente social. Por fim, são analisadas as questões deontológicas da profissão, com especial atenção aos códigos éticos, dilemas morais, desafios contemporâneos e processos de tomada de decisão, fundamentais para uma atuação profissional crítica, responsável e comprometida com os direitos humanos e a justiça social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT464-25439
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I – Questões Teóricas em Serviço Social Natureza, objetivos e valores do Serviço Social A construção do conhecimento em Serviço Social 2.1. Debates sobre a relação entre teoria e prática profissional: do conhecimento científico aos saberes "indígenas" 2.2. Por uma teoria integrada do Serviço Social: do ecletismo à integração 2.3. Paradigmas teóricos e principais contributos teóricos do Serviço Social Parte II – Questões Éticas e Deontológicas em Serviço Social Ética, moral e deontologia: distinções e inter-relações 1.1. Principais correntes do pensamento ético Ética e prática profissional em Serviço Social 2.1. Referenciais éticos nacionais e internacionais 2.2. Da ética à deontologia: códigos, documentos orientadores e princípios profissionais Tendências contemporâneas e desafios éticos no Serviço Social 3.1. Dilemas éticos, desafios e processos de tomada de decisão 3.2. Reflexividade ética e compromisso profissional nas sociedades contemporâneas
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Objetivos
Objetivos
1. Promover uma compreensão crítica e fundamentada do Serviço Social enquanto disciplina e profissão, analisando a sua natureza, objetivos, valores e fundamentos epistemológicos. 2. Desenvolver a capacidade de interpretar e posicionar teoricamente a intervenção social, através do conhecimento dos principais paradigmas e teorias em Serviço Social. 3. Fomentar a reflexão ética, analisando as principais correntes do pensamento ético e o seu contributo para a intervenção profissional. 4. Compreender o lugar da ética na prática do Serviço Social, reconhecendo a complexidade dos contextos profissionais e a necessidade de decisões éticas informadas e responsáveis. 5. Analisar os princípios deontológicos da profissão, os códigos éticos e os desafios contemporâneos que colocam dilemas à prática profissional. 6. Desenvolver a capacidade de argumentação ética e a tomada de decisão crítica e reflexiva, comprometida com os direitos humanos, a dignidade da pessoa e a justiça social.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular adota metodologias de ensino que combinam exposição teórica com estratégias ativas centradas nos/as estudantes, promovendo uma aprendizagem crítica, participativa e contextualizada. As aulas expositivas introduzem os principais conteúdos e enquadramentos teóricos, fornecendo bases conceptuais para a análise e reflexão. Paralelamente, os/as estudantes desenvolvem trabalhos individuais que são apresentados e discutidos em aula. Este processo incentiva a construção coletiva do conhecimento, o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. A troca de perspetivas entre pares e a problematização das práticas reforçam a autonomia e o envolvimento ativo dos/as estudantes, assegurando a articulação entre teoria e prática e favorecendo o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício profissional em Serviço Social.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, Dominelli & Payne (eds)(2005). Social work futures. Crossing boundaries, transforming practice. Palgrave Macmillan Amaro (2008). Os campos paradigmáticos do Serviço Social: proposta para uma categorização das teorias em presença. In Locus Social 1, 65-80 Banks & Nohr(coord) (2008) Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto Ed Barsky (2010). Ethics and Values in Social Work. Univ. Press Dominelli (2004). Social Work:theory and practice for a changing profession. Polity Press Gray & Webb (ed)(2013) Social Work. Theories and methods. 2nd ed. Sarah Gibson Mouro (2009). Modernização do Serviço Social. Almedina Payne &Reith-Hall (ed)(2019). The Routledge Handbook of Social Work Theory. Routledge Reamer (2006). Social Work Values and Ethics. Columbia Un Press Webb(2006). Social Work in a Risk Society: Social and political perspectives. Palgrave Macmillan Thompson& Stepney(ed)(2018). Social Work Theory and methods. The essentials. Routledge
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não