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Apresentação
Apresentação
Esta UC apresenta as questões teóricas e éticas do S.S de modo a promover a capacidade analítica e reflexiva do Serviço Social. enquanto disciplina e profissão. Nesse sentido, numa primeira parte centra-se nas Questões teóricas em Serviço Social, com a análise da natureza, objetivos e valores do serviço social, da construção do conhecimento em serviço social, bem como dos campos teóricos paradigmáticos e as teorias do serviço social. Na segunda parte aborda as Questões éticas em Serviço Social, através da análise das principais correntes do pensamento ético e da compreensão do espaço da ética no Serviço Social. Posteriormente, aborda as questões deontológicas na profissão e a análise dos desafios, dilemas éticos a tomada de decisão.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT464-25439
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I. Questões teóricas em Serviço Social 1. Natureza, objetivos e valores do serviço social 2. Construção do conhecimento em serviço social 2.1 Os debates sobre as relações entre a teoria e a prática profissional: do conhecimento científico aos conhecimentos “indígenas” 2.2. Por uma teoria integrada do serviço social - Do ecletismo à integração 2.3. Campos teóricos paradigmáticos e as teorias do serviço social Parte II. Questões éticas em Serviço Social 1. Ética, Moral e Deontologia 1.1. Principais correntes do pensamento ético 2. Ética e Serviço Social 2.1. Referenciais nacionais e internacionais 2.2. Da ética à deontologia em Serviço Social – Documentos e orientações 3. Tendências contemporâneas e os desafios éticos aos Serviço Social 3.1. Desafios, dilemas éticos a tomada de decisão 3.2. Reflexividade e o compromisso ético nas sociedades contemporâneas
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Objetivos
Objetivos
Analisar reflexivamente a natureza e valores do S.S e sua identidade profissional Compreender a discutir criticamente o processo de construção do conhecimento em S.S e os desafios associados à articulação entre conhecimento científico e prático Conhecer e sistematizar os paradigmas e abordagens teóricas do S.S e seus contributos para a (re)construção do conhecimento e respetivas aplicações na prática profissional Problematizar a ética e o S.S nas dimensões individual e coletiva e no contexto político-institucional Refletir a intervenção do S.S. fundamentada nos Direitos Humanos e no enquadramento e orientações éticas internacionais e nacionais Analisar e discutir as questões e dilemas éticos e deontológicos na intervenção em S.S
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular privilegiará uma metodologia mista que integra momentos de apresentação e aprofundamento de conteúdos específicos pela docente com uma dimensão de debate e análise crítica de textos de referência. A unidade curricular integra, em simultâneo: i) o modelo tradicional com a apresentação de conceitos, enquadramentos e reflexões teóricas ii) o modelo participativo centrado no estudante, através de estratégias e dinâmicas que promovam a participação dos alunos na construção conjunta de conhecimentos teórico-práticos, promovendo a sua apreensão e o desenvolvimento da reflexividade pessoal e profissional.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, Dominelli & Payne (eds)(2005). Social work futures. Crossing boundaries, transforming practice. Palgrave Macmillan Amaro (2008). Os campos paradigmáticos do Serviço Social: proposta para uma categorização das teorias em presença. In Locus Social 1, 65-80 Banks & Nohr(coord) (2008) Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto Ed Barsky (2010). Ethics and Values in Social Work. Univ. Press Dominelli (2004). Social Work:theory and practice for a changing profession. Polity Press Gray & Webb (ed)(2013) Social Work. Theories and methods. 2nd ed. Sarah Gibson Mouro (2009). Modernização do Serviço Social. Almedina Payne &Reith-Hall (ed)(2019). The Routledge Handbook of Social Work Theory. Routledge Reamer (2006). Social Work Values and Ethics. Columbia Un Press Webb(2006). Social Work in a Risk Society: Social and political perspectives. Palgrave Macmillan Thompson& Stepney(ed)(2018). Social Work Theory and methods. The essentials. Routledge
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não