-
Apresentação
Apresentação
A UC tem como objetivo capacitar os estudantes a compreenderem os principais conceitos e dimensões das desigualdades sociais. Ao longo da UC, os estudantes irão explorar as causas estruturais das desigualdades, bem como os seus impactos na sociedade, com especial ênfase na realidade de Portugal. A UC abordará também a interação entre desigualdade, desenvolvimento e bem-estar social, além de examinar o papel das políticas públicas na redução dessas disparidades. Com uma abordagem prática e teórica, os estudantes serão preparados para desenvolver estratégias de intervenção que promovam a inclusão social e o bem-estar em diversos contextos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT464-25440
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução às Desigualdades Sociais 1.1. Conceito fundamentais: desigualdades, inclusão e bem-estar 1.2. Principais dimensões da desigualdade 1.3. Causas estruturais das desigualdades 1.4. Impactos das desigualdades 1.5. Relações entre desigualdade, bem-estar social e desenvolvimento 2. Desigualdades Sociais em Portugal: Indicadores e Tendências 2.1. Indicadores de desigualdade 2.2. Rendimento, trabalho e pobreza 2.3. Educação 2.4. Saúde 2.5. Habitação 2.6. Género 2.7. Território 3. Estado, Políticas Públicas e Inclusão Social 3.1. O papel das políticas públicas na redução das desigualdades 3.2. Estudo de casos de políticas de inclusão e bem-estar 3.3. O papel dos assistentes sociais no combate às desigualdades
-
Objetivos
Objetivos
Ao final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: Compreender os conceitos fundamentais de desigualdade, inclusão e bem-estar social e suas dimensões Identificar os fatores que contribuem para a perpetuação das desigualdades e conhecer os seus impactos na sociedade Conhecer a realidade das desigualdades sociais em Portugal Avaliar o impacto das políticas públicas na redução das desigualdades Desenvolver estratégias de intervenção que promovam a inclusão social e favoreçam o bem-estar em diferentes contextos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Ensino: Recurso a metodologias expositivas e interrogativas, apelando à participação dos/as estudantes. Haverá lugar a debates e discussões em grupo sobre temas contemporâneos de desigualdade a partir de leituras orientadas e reflexões críticas, vídeos, análise de casos práticos de políticas públicas. Avaliação: A avaliação será contínua a partir dos seguintes elementos: 1) Trabalho individual sobre tema do programa a definir com o docente: 70%; 2) Participação ativa: 20%; 3) Assiduidade e pontualidade: 10%. A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso é constituído por um trabalho individual escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carmo, R. M., Sebastião, J., Azedo, J., Martins, S.C., & Firmino da Costa, A. (Orgs.) (2018). Desigualdades sociais. Portugal e a Europa. Mundos Sociais. Firmino da Costa, A. (2013). Desigualdades sociais contemporâneas. Mundos Sociais. Ferreira de Almeida, J. (2013). Desigualdades sociais e perspetivas dos cidadãos: Portugal e a Europa. Mundos Sociais. Nunes, L. C.; Carneiro, P., Freitas, P., Nunes, M. E., Chaves, A., & Cal, S. (2023). Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal. Fundação Belmiro de Azevedo. Peralta, S., Carvalho, B., & Fonseca, M. (2023). Portugal, balanço social – Relatório anual. Nova SBE. Tavares, I. & Carmo; R. M. (2023). Análise da pobreza, privação e desigualdades em Portugal: tendências recentes num país persistentemente desigual. Observatório das Desigualdades - CIES-Iscte. Wilkinson, R. & Pickett, K. (2010). O espírito da igualdade: Por que razão sociedades mas igualitárias funcionam quase sempre melhor? Presença.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não