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Disciplina Estudos Aprofundados em Museologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa Unidade Curricular integra-se ao um conjunto de seis unidades curriculares basilares, do 1º ano do Curso de Mestrado em Sociomuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível de mestrado, com carga horária de 20 horas de contacto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Do museu contemplativo ao museu ativo social e culturalmente; Novas formatações e âmbitos dos museus; Perspetivas do desenvolvimento local: equidade e diferença; Uma museologia do desenvolvimento: raízes do conceito e sua operacionalização; Política e museus: o investimento recente em instituições museológicas, objetivos e rentabilidades nos diversos âmbitos; Os museus e os seus impactos diretos nas comunidades locais; O desenvolvimento pessoal; O reforço dos laços identitários; A preservação de saberes; O significado e a valorização da ação dos museus no plano interno; Museus e os seus impactos indiretos nas comunidade locais; Museu enquanto recurso turístico; Museu enquanto fator de promoção e viabilização da atividade artesanal; Museu enquanto instrumento da visibilidade local; Museu enquanto gerador de fluxos financeiros e emprego qualificado; A importância da ação dos museus para a inclusão social.
  • Objetivos

    Objetivos

    Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea; Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: - sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção; O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da mseologia nacional e internacional; Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CHAGAS, M., STUDART, D., & STORINO, C. (Eds.) (2014) - Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental . Rio de Janeiro: Espirógrafo. BRUNO, M. C. (2010). Waldisa Rússio Camargo Guarniéri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo, Pinacoteca do Estado, ICOM-Brasil. KARP, I., & LAVINE, S. (1992)- Museum and Comunities: the politics of public culture . Washington: Smithsonian Press. PRIMO, J & MOUTINHO, M. (2021). Sociomuseologia: Teoria e Prática. Lisboa: Edições Universidade Lusófona. S THÉVENIAUT-MULLER, M. (1992) - Le développement local, une réponse politique à la mondialisation . Paris: Desclée de Brouwer. TOBELEM, J.-M. (Ed.). (2001) - Politique e Musées . Paris: L.Harmattan
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