-
Apresentação
Apresentação
Essa Unidade Curricular integra-se ao conjunto de unidades curriculares do Mestrado em SocioMuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados abrangendo, em seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do mestrado, com carga horária de 40 horas de contacto prevendo a realização de trabalhos teóricos-práticos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT95-13448
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Introdução à montagem e produção audiovisual Criação de um Website Museologia e computação Criação de ficheiros 3D Introdução a Interfaces Multi-toque Introdução a interfaces de Realidade Aumentada O corpo humano como interface de comunicação Realidade aumentada aplicada ao Museu e a expografia
-
Objetivos
Objetivos
- Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea; - Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia na sua relação com a Expografia, museografias e as novas tecnologias de Informação e comunicação que possam se adaptadas aos contexto museal e museológico. -Reflexão sobre o lugar das novas tecnologias em contexto museológico. Racionalidade tecnológica e discurso museológico. O lugar das TIC na expografia. Apresentar a Realidade Aumentada (RA) como tecnologia expográfica. o aluno deverá entender o funcionamento da RA, os diferentes tipos de marcas e os softwares necessários para poder criar conteúdos em RA. Introduzir o skeleton tracking e as diferentes potencialidades de utilização do movimento do corpo como interface de comunicação num contexto museológico
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados; proporcionando uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AMERIKA, Mark (2007), META/DATA, A digital poetics, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology. BOLTER, Jay David e GROMALA, Diane (2005), Windows and Mirrors, Interaction Design, Digital Art, and the Myth of Transparency, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology. BOLTER, Jay David (2000) Remediation: Understanding New Media, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology. DELEUZE, Gilles (2006), A imagem-tempo, cinema 2, Tradução e introdução Rafael Godinho, Lisboa, Assírio & Alvim, Título original: L'image-temps. Cinéma 2, Paris, Éditions Minuit, 1985. GAUT, Berys and LOPES, Dominic McIver Ed. (2005), The routledge companion guide to aesthetics, Oxon, Routledge. HANSEN, Mark B. N. (2004), New Philosophy for New Media, Cambridge, Massachusetts Institute of Technology.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não