filmeu

Disciplina Museologia e Sociedade

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa Unidade Curricular integra-se ao conjunto de unidades curriculares do Doutoramento em Sociomuseologia, que correspondem a conhecimentos especializados abrangendo, em seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do doutoramento, com carga horária de 20 horas de contacto.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Memória e poder As relações da museologia com os conteúdos de memória; A memória como elemento de coesão social; O património cultural e a memória nos museus; Museus: conflitos, memórias e identidade. 2- Museu e Sociedade Conceitos e Interdisciplinaridade A ideia de museu Formas de perceção de Museu na contemporaneidade 3- Modernização das instituições museais A modernidade nas instituições culturais e patrimoniais; Novas formas de Acão museal; Processos inovadores; As novas e diferentes funções para o museu moderno; O lugar das coleções e do património na museologia contemporânea. 4- O museu atual e a nova museologia Acão e conscientização dentro de um novo paradigma; Identidade e Democracia cultural; Sistema aberto e interativo; Olhares institucionais e relação com a UNESCO: Declaração de Santiago do Chile, Declaração de Québec, Declaração de Oaxtepec, Declaração de Caracas. 5 -A operatividade social do museu O museu e seu entorno social; O objecto de estudo do museu.
  • Objetivos

    Objetivos

    Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea; Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção; O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da museologia nacional e internacional; Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimentos é, neste sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São convidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados; promoporcinando uma reflexão abrangente sobre os assuntos e matérias lecionados. Anualmente é efetuada uma visita de estudo internacional permitindo o contacto com realidades e formas de Ação distintas, possibilitando novas perspetivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CHAGAS, M. (2006). Há uma gota de sangue em cada museu. Chapecó: Argos. MOUTINHO, M. C. (2009). Sobre o Conceiro de Museologia Social. Cadernos de Sociomuseologia ,[S.l.], v. 1, n. 1. PRIMO, J. (2009). Pensar Contemporaneamente a Museologia. Cadernos de Sociomuseologia , [S.l.], v. 16, n. 16. PRIMO, J. (2014). O Social como objeto da Museologia. Cadernos de Sociomuseologia , [S.l.], v. 47, n. 3. PRIMO, J & MOUTINHO, M. (2021). Sociomuseologia: para uma leitura crítica do mundo. Lisboa: Edições Universidade Lusófona. SANTOS, M.; CHAGAS, M. (2007). A linguagem do poder dos museus. In: Abreu, R.; Santos, M.; Chagas, M. Museus, coleções e patrimônios: narrativas polifônicas. Rio de Janeiro: MinC/IPHAN/DEMU. p.12-19.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios