-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular integra-se ao um conjunto de seis unidades curriculares basilares, do 1º ano do Curso de Mestrado em Museologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do mestrado, com carga horária de 20 horas de contacto.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT95-3283
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Noções de cultura, memória social, património e identidade no pensamento social contemporâneo; Memória(s), identidade(s) e poder(es); Movimentos sociais e Museologia; Diretos humanos e museologia; Noções de património e identidades no contexto museológico contemporâneo; Processos de patrimonialização e de musealização: história, exemplos, experiências; As implicações da diversidade patrimonial e os novos processos de musealização: experiências museológicas, ecomuseológicas, sociomuseológicas e os diferentes cenários (nacional e internacional); A preservação do património como ação política; Preservação da memoria e do património e sua relação com o exercício da cidadania.
-
Objetivos
Objetivos
Analisar o quadro teórico-metodológico da Museologia Contemporânea; Tratar das principais áreas de reflexão e prática da Sociomuseologia, a saber: sua relação com os contextos sociais, onde se desenvolve e as condições de produção dos diferentes discurso museológicos e as suas diferentes áreas de intervenção; O contexto geral da Unidade Curricular será apresentado e analisado em detalhe, procurando situar o contexto teórico e prático da msueologia nacional e internacional; Preparar os discentes incentivando-os ao exercício reflexivo, espírito de criatividade e de rigor para o exercício museológico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas em formato de seminário permitem uma reflexão abrangente dos problemas em debate. Mais importante que a transmissão de conhecimento é, nesse sentido, a atribuição de competências com base na reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. São conbvidados especialistas nos diferentes domínios dos temas tratados, na sua maioria internacionais, permitindo uma reflexão e crítica dos temas apresentados através do debate orientado em torno dos assuntos tratados. Semestralmente são efetuadas visitas de estudo permitindo o contacto com as realidades e formas de ação distintas, possibilitando novas perspectivas e a partilha de conhecimentos com realidades distintas. A avaliação é feita de forma contínua.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APPADURAI, Arjun.Modernity ar alrge. University of Minnesota Press, 1988. ARAÚJO, H. G. - Portugal e a Europa: identidade e diversidade . Lisboa: Asa, 1991. BAUMAM, Z. - Modernidade líquida . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001. BOURDIEU, P. - Campos do Poder: Campo intelectual e Habitus de Classe. Em A Economia das Trocas Simbólicas . São Paulo: Perspectiva, 1989. CARBONELL, B. M. - Museum studies: an anthology of contexts . West Sussex: Wiley-Blackwell, 2010.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não