filmeu

Disciplina Estágio Curricular

  • Apresentação

    Apresentação

    Essa Unidade Curricular Estágio Curricular, integra se ao um conjunto de seis unidades curriculares basilares, do 2 ano do Curso de Mestrado em Museologia, que correspondem a conhecimentos especializados cobrindo, no seu conjunto, as principais áreas do saber consideradas fundamentais para a construção do perfil pretendido ao nível do mestrado.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta unidade curricular tem por objetivo estabelecer a conexão entre o teórico e a práxis neste ciclo de estudo sedimentando noções e conceitos trabalhados em contexto de aula nas unidades curriculares, permitindo o exercício em contexto institucional da aplicação metodológica no campo da museologia, consolidando noções e conceitos que foram trabalhados em contextos de aula nas unidades curriculares.
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar e caracterizar os principais vectores estruturantes da intervenção do museólogo nas instituições onde é realizado o estágio. Identificar temáticas e problemáticas específicas dos diferentes contextos de estágio; Aprofundar ferramentas conceptuais e articular os conhecimentos adquiridos no conjunto da UC; Analisar e sistematizar o conhecimento adquirido no estágio, reflectindo teoria e metodologia sobre as experiências observadas e vivenciadas; Investigar a partir da experiência do estágio, na construção do problema, objectivos e estratégia metodológica; Seleccionar e treinar determinados métodos e técnicas (observação, estudo, programação, execução e avaliação) que permitam proceder a uma planificação do estágio e proceder a uma aproximação aos problemas e contextos de intervenção.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A dinamização das sessões contempla apresentações, individuais ou colectivas, realizadas pelos alunos e docentes com debate e reflexão. As sessões colectivas e expositivas por parte do docente e discentes possibilitam a construção e reflexão teórica e metodológica, a partir da aprendizagem reflexiva, com base nos conteúdos programáticos. Esta UC conta com uma supervisão sistemática dos profissionais de campo (supervisores institucionais) e docentes do curso de SS (supervisores acadêmicos). As sessões de supervisão académica visam o acompanhamento do aluno na aprendizagem e no apoio ao estudo, programação, execução e avaliação das actividades de estágio. Cada aluno deve apresentar as fichas semanais ou quinzenais de estágio, agenda da OT.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dolbec, A. (2003). A Investigação-Acção. Em B. Gauthier, Investigação Social: da problemática à colheita de dados (pp. 483-512). Loures: Lusodidáctica. Freire, P. (2014a). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (48. ed.). Rio de a Janeiro: Paz e Terra. Gil, A. C. (2019). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo, Atlas. Masachs, R. C. (2005). Didáctica del patrimonio: epistemología, metodología y estudio de casos . Gijón: Trea. Morin, E. (2002). Os Sete Saberes para a Educação do Futuro . Lisboa: Instituto Piaget. Santos, M. C. T. M. (2000). Estratégias Museais e Patrimonias contribuindo para a Qualidade de Vida dos Cidadãos: diversas formas de musealização. Ciências e Letras , (27).
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios