-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular permite dotar as pessoas estudantes de competências de análises de dados em investigação em Psicologia, incidindo sobre técnicas de análise de dados quantitativos no âmbito da psicometria e da estatística inferencial, e da análise de dados qualitativos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT64-13635
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Métodos de análise de dados qualitativos: Análise temática CP2. Métodos de análise de dados quantitativos: estatística descritiva e estatística inferencial CP3. Estatística Inferencial: CP3.1. Análise de Variância Univariada e Multivariada CP3.2 Análise de Variância com Medidas Repetidas CP3.3. Relação linear entre duas variáveis: Correlação, Regressão Linear Simples e Múltipla CP3.4. Modelos de Mediação CP3.5. Modelos de Moderação CP4. Psicometria CP4.1. Conceito de escalas psicométricas e teoria da medida em psicometria CP4.2. Validação psicométrica de testes de medida: Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória Nota: CP = Conteúdos Programáticos
-
Objetivos
Objetivos
OA1.Fazer análise de dados qualitativos OA2.Utilizar de forma adequada e eficaz um software de análise estatística. OA3.Demonstrar ter competências básicas em investigação em tempo real e presencialmente em avaliação escrita e oral. OA4.Compreender a relação ente hipótese conceptual, design de um estudo, procedimento estatístico e hipótese estatística OA5.Aplicar as técnicas estatísticas de Análise de Variância e Multivarância a problemas no domínio da Psicologia com amostras intra e inter-sujeitos OA6.Aplicar modelos de Regressão Linear Simples, Múltipla, de Mediação e Moderação a problemas no domínio da Psicologia OA7.Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados OA8.Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados OA9. Conhecer as teorias psicométricas e pressupostos de construção de escalas OA10. Conduzir uma análise psicométrica de uma escala e interpretar os seus resultados
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas desta UC, de caráter teórico-prático (TP), têm uma componente essencialmente aplicada, na qual as pessoas estudantes aplicam as competências teóricas adquiridas através de atividades práticas, como condução, análise e discussão dos procedimentos de análise de dados aplicados. A aplicação prática dos conceitos aprendidos será igualmente realizada utilizando os dados de um estudo desenvolvido pelos próprios alunos na disciplina de Métodos de Investigação I, possibilitando aos alunos explorar todas as fases de um processo de investigação ao longo dos dois semestres. Para envolver os alunos na investigação desenvolvida na área da Psicologia, serão apresentados estudos publicados em revistas internacionais que utilizem os modelos e técnicas analíticas lecionadas. Além disso, sempre que possível, procurar-se-á envolver os estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de Investigação e Desenvolvimento (HEI-Lab).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braun , V., & Clarke, V. (2023). Toward good practice in thematic analysis: Avoiding common problems and be (com) ing a knowing researcher. International Journal of Transgender Health , 24 (1), 1-6. https://doi.org/10.1080/ 26895269.2022.2129597 Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5 th Ed.) . London: Sage. Flick, U. (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa (3.ª Ed.). Porto Alegre: Artmed. Hayes, A. F. (2017). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. New York:Guilford Publications. Maroco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics ( 7ª Ed. ) Lisboa: ReportNumber. Bardin,L. (2004). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. Tabachnick, B. & Fidell, L. (2006). Using multivariate statistics . USA: Pearson International. Watt, R., & Collins, E. (2019). Statistics for Psychology: A Guide for Beginners (and everyone else). SAGE Publications Limited.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não