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Apresentação
Apresentação
Adotando uma perspetiva sistémica, onde a sexualidade é olhada através de uma lente psicossocial e relacional, esta UC visa dar a conhecer aos alunos as questões associadas ao desenvolvimento familiar, considerando os conceitos de ciclo de vida, ciclo vital da família, etapas, transições em contextos heteronormativos e de não heteronormatividade. Especial foco será dado às questões da psicologia da família que a investigação empírica tem relevado como significativas nas vivências e interações sexuais no contexto das relações de intimidade conjugal.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT64-13865
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1.Fundamentos epistemológicos, teóricos e práticos da Psicologia da Família 1.1. Teoria geral dos sistemas 1.2. Cibernética 1.3. Teoria da pragmática da Comunicação Humana 1.4. Paradigma da complexidade sistémica CP2. Modelos de compreensa¿o do funcionamento familiar: Foco nos modelos de stress familiar. CP3. Contextos familiares heteronormativos 1.1. Ciclo vital da família, etapas e transições esperadas. Tarefas e desafios da conjugalidade e da parentalidade. 1.2. Famílias confrontadas com transições inesperadas: condições crónicas de saúde, morte prematura; separação/divórcio e recasamento; infertilidade, adoção. CP4. Contextos familiares não heteronormativos 4.1. Famílias formadas por pessoas LGBTQ+. O lugar da homoparentalidade no contexto familiar contemporâneo. 4.2. Não-monogamias consensuais: Poliamor. CP5. Metodologias de avaliação familiar e sistémica CP6. Breve introdução aos modelos de intervenção sistémicos
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Objetivos
Objetivos
OA1. Conhecer os fundamentos epistemológicos, teóricos e práticos da Psicologia da Fami¿lia e refletir sobre a sua aplicabilidade na análise de contextos familiares diversos (heteronormativos e não heteronormativos); OA2. Perceber e descrever um sistema familiar em termos estruturais, analisar o seu funcionamento, processos comunicacionais, recursos e os desafios presentes em diferentes níveis sistémicos; e em termos do seu desenvolvimento, identificando transições e tarefas, em contextos heteronormativos e não heteronormativos; OA3. Conhecer e treinar metodologias de avaliação familiar e sistémica; OA4. Conhecer princípios básicos, modelos e técnicas de intervenção familiar e sistémica; OA5. Contribuir para um modo de pensar e atuar sistémico, informado e inclusivo perante a multiplicidade de realidades familiares contemporâneas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, nomeadamente: exposição oral de conteúdos (ME1); brainstorming (ME2); diálogo interativo e discussão guiada (ME3); visionamento de trechos de filmes/vídeos (ME4); exercícios (individuais ou em grupo) de aplicação dos conceitos lecionados (ME5); exercícios de dramatização/role-play (ME6); tutoria aos trabalhos de grupo em curso (ME7); pesquisa, leitura, análise e discussão de artigos científicos e outra literatura relevante (ME8).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alarcão, M. (2000). (Des)Equílibrios Familiares. Quarteto. Cardoso, D., Pascoal, P. M., & Maiochi, F. H. (2021). Defining Polyamory: A Thematic Analysis of Lay People’s Definitions. Archives of Sexual Behavior, 50(4), 1239–1252.doi:10.1007/s10508-021-02002-y Fiese, B. H., Celano, M., Deater-Deckard, K., Jouriles, E. N., & Whisman, M. A. (Eds.). (2019). APA handbook of contemporary family psychology: Foundations, methods, and contemporary issues across the lifespan (Vol. 1). American Psychological Association.https://doi.org/10.1037/0000099 Goldberg, A. E. & Allen, K. R. (2013). LGBT-Parent Families: innovations in research and implications for practice. Springer. Golombock, S. (2015). Modern Families: Parents and children in new family forms. Cambridge University Press. Gouveia-Pereira & Miranda, M. (2021). Manual de Terapia Familiar: Teoria, Avaliação e Intervenção Sistémica. Pactor.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não