-
Apresentação
Apresentação
A sexualidade desempenha um papel crucial na nossa existência, influenciando uma parte significativa das nossas interacções sociais e tendo sido moldada através de um processo que abrange mais de dois mil milhões de anos de evolução. Na linhagem humana, conservamos resquícios biológicos e comportamentais dessa jornada evolutiva. No entanto, as nossas acções e escolhas pessoais em matéria de reprodução estão também sujeitas à influência de contextos culturais, factores ambientais e dinâmicas sociais. Ao examinar as percepções da história evolutiva, incluindo primatas não-humanos, comunidades de pequena escala e nações industrializadas, este curso envolver-se-á numa avaliação rigorosa da nossa compreensão do comportamento sexual humano e da reprodução através de uma lente evolutiva.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT64-24949
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução à sexualidade humana e não humana 1.1. Integração do Sistema Nervoso, Sistema Endócrino, Sistema Neuroendócrino. 1.2. Ciclos sexuais e endocrinologia da reprodução CP2. Evolução e reprodução sexuada 2.1. Sistemas de acasalamento 2.2. Seleção de parceiro sexual 2.3. Competição e cooperação espermáticas CP3. Determinação sexual 3.1. Anatomia e sistema reprodutor 3.2. Imprinting e sistemas vinculativos
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Adquirir conhecimentos gerais sobre as bases neurofisiológicas e comportamentais dos comportamentos sexuais humanos e não humanos. OA2. Compreender a perspetiva evolutiva dos comportamentos sexuais humanos. OA3. Refletir sobre as limitações sobre as classificações dicotómicas dos comportamentos sexuais humanos (macho-fêmea) OA4. Analisar criticamente os determinantes das patologias de relacionamento e de prestação de cuidados epimeléticos OA5. Identificar e caracterizar aspetos relacionados com a anatomia e reprodução.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral; ME2: Diálogo e discussão interativos; M3: Exercícios e atividades de aplicação de conhecimentos em sala de aula, através da análise de casos práticos; e ME4: Discussão e reflexão crítica em grupo, com feedback do docente. Durante o processo de aprendizagem os alunos trabalharão de forma interdisciplinar, integrando o conhecimento adquirido em outras UCs e aplicando-o diretamente aos conteuúdos leccionados. Serão disponibilizadas diversos conteúdos e ferramentas de aprendizagem para além dos leccionados em aula que perrmitirão aos alunos mais autonomia na aquisic¿ão de conhecimentos relacionados com os conteúdos da UC. Será promovida utilização de forums/wikis, que permitem a criação de um documento final elaborado por todos os alunos em conjunto, e porporcionam a discussão e reflexão dos temas da UC
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Striedter, G. (2015). Neurobiology: A Functional Approach. Oxford University Press. Darwin, C. (2004). The Descent of Man. Penguin. UK. Roughgarden, J. (2013). Evolution's Rainbow. University of California Press. de Waal, F. (2022). Different: Gender Through the Eyes of Primatologist. W. W. Norton & Company. Fusco, G. and Minelli, A. (2019). The Biology of Reproduction. Cambridge University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não